Infância e adolescência no Uruguai: uma aproximação a partir da perspectiva da governamentalidade
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https://doi.org/10.22409/ayvu.v2i2.22200Mots-clés:
Infância, Governamentalidade, UruguaiRésumé
O presente artigo é o resultado do diálogo entre dois projetos de pesquisa de mestrado em psicologia social. O objeto geral de tais projetos são os problemas da infância no Uruguai e seu tratamento a partir das políticas públicas. Neste sentido, o artigo analisa duas problemáticas particulares que dizem respeito à questão da infância, a saber, o governo da infância e da adolescência em situação de rua e a administração de psicofármacos em abrigos para adolescentes. A análise é realizada a partir de uma perspectiva genealógica e a partir da perspectiva dos estudos da governamentalidade, proposta originalmente por Michel Foucault. São rastreados aspectos gerais da história da administração da infância no Uruguai para compreender as formas atuais de governo, com o objetivo de desnaturalizar os modos dos dispositivos de atenção e identificar os discursos que sustentam as práticas de governo. Com o artigo, pretende-se evidenciar como tais dispositivos de atenção dispõem de uma série de estratégias, técnicas e saberes para identificar e produzir um sujeito governável.
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