Práticas Políticas e Acontecimento

Auteurs

  • Andres Granese Mestrando em Psicologia Social pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai. Graduado em Psicologia pela pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai.
  • Adriana Molas Mestre em Direitos da Infância e Políticas Públicas, pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta da Faculdad de Psicología de la Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai.
  • Javier Rey Mestre em Psicologia Social pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai. Graduado em Psicologia pela pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai.

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i2.22218

Mots-clés:

Políticas Públicas, Acontecimento, Governamentalidade, Uruguai

Résumé

O presente trabalho busca localizar a conexão entre as políticas sociais de esquerda na América Latina, especialmente no Uruguai dos últimos 10 anos, e a tarefa específica dos técnicos que têm que colocar tais políticas em prática no território, trabalhando autores como Deleuze, Guattari, Foucault e Lazzarato. Inicialmente, demonstra-se como os governos de esquerda, mesmo incentivando políticas sociais, não abandonaram a lógica governamental neoliberal, no sentido foucaultiano, dos governos anteriores. Em seguida, sustenta-se que a prática do operador territorial da política social é uma prática concreta que vai além daquela política e à qual a fissura ou a linha de fuga é inerente. Na terceira parte do trabalho, afirma-se o acontecimento como a possibilidade real de produzir modos novos de vida a partir dessa prática.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

Bibliographies de l'auteur

Andres Granese, Mestrando em Psicologia Social pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai. Graduado em Psicologia pela pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai.

Mestrando em Psicologia Social pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai. Graduado em Psicologia pela pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai.

Adriana Molas, Mestre em Direitos da Infância e Políticas Públicas, pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta da Faculdad de Psicología de la Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai.

Mestre em Direitos da Infância e Políticas Públicas, pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai. Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Adjunta da Faculdad de Psicología de la Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai.

Javier Rey, Mestre em Psicologia Social pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai. Graduado em Psicologia pela pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai.

Mestre em Psicologia Social pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai. Graduado em Psicologia pela pela Universidad de la República (UDELAR), Montevideo, Uruguai.

##submission.downloads##

Publiée

2017-07-24

Numéro

Rubrique

Dossiê Práticas Psi em Países Íbero-Americanos: práticas psi, histórias e narrativas