O processo de consolidação do CAPS no Brasil e as articulações com a Reforma Psiquiátrica
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v6i0.28406Mots-clés:
Reforma Psiquiátrica, CAPS, Saúde Mental.Résumé
Este artigo busca retomar aspectos da Reforma Psiquiátrica Brasileira que estabeleceram relações com a criação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) como órgão de referência no modelo de atenção aberto em saúde mental. Trata-se de uma revisão bibliográfica de fontes governamentais e discussões teóricas sobre o tema proposto. Os resultados mostram que o CAPS só pode ser pensado a partir de uma longa luta no Brasil, que já tinha precedentes na Europa, e que não cessou a busca pelo rompimento com o modelo hospitalocêntrico. A busca pelos dados também mostrou a carência de discussões que tratem dos aspectos da formação de profissionais diante dos desafios propostos pelo modelo aberto em saúde mental.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Copyright (c) 2020 Ayvu: Revista de Psicologia
Ce travail est disponible sous la licence Creative Commons Attribution 4.0 International .
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.