O hábito na psicologia: estudo comparativo entre Behaviorismo e Gestaltismo
##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v6i0.28833Mots-clés:
psicologia, hábito, gestaltismo, behaviorismoRésumé
Este artigo tomou como ponto de partida a crítica traçada por Gilles Deleuze à psicologia no que tange ao estudo do hábito. Segundo o filósofo, a psicologia comete um equívoco ao restringir o hábito a apenas uma ação, estudando apenas o comportamento observável, deixando assim de enxergar questões importantes. Todavia, através de uma releitura do gestaltismo, argumentamos que a crítica deleuziana aproxima-se, sobretudo, da abordagem behaviorista e não da psicologia em geral. A fim de que se possa ampliar as discussões que orbitam o tema do hábito na psicologia, foi realizado um estudo teórico comparativo entre o behaviorismo e o gestaltismo sobre o hábito, tendo em vista a crítica de Deleuze. Como perspectiva metodológica foi utilizada a revisão bibliográfica. A conclusão é que a teoria gestaltista abre a possibilidade de compreender o processo de habituação a partir de uma concepção dinâmica, dando lugar à questão da experiência e da repetição.
##plugins.generic.usageStats.downloads##
##submission.downloads##
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.