Um especialista em silêncios: A mediação musical na teoria de Adorno a partir da psicologia vygotskyana
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v3i2.22219Parole chiave:
Psicologia da música, subjetividade, mediação, tecnologiaAbstract
Neste artigo partimos do conceito de ouvir música como atividade psicológica de primeira ordem, exclusivamente humana, que envolve os aspectos subjetivos particulares de relacionamento com uma realidade sonora. Sem dúvida a psicologia se preocupa com os aspectos subjetivos manifestos na experiência estética da música nas inúmeras situações relacionadas a esta experiência. Nosso trabalho pretende destacar o peso que tinha o modelo da subjetividade de Theodor Adorno em estudos relativos à psicologia da música e disciplinas relacionadas. Nós fornecemos uma perspectiva menos determinista que a classificação tipológica de Adorno sobre o ouvinte da música, perspectiva que não relega o sujeito a um papel passivo frente ao objeto musical. Oposto a isso, as propostas construtivistas de Vygotsky introduzem importantes mudanças na concepção psicológica da música, estabelecendo uma dialética entre o sujeito e as tecnologias de reprodução musical ao longo do século XX.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.