Técnica, Cultura e Atenção
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v6i0.22308Parole chiave:
técnica, atenção, cognição, cultura, Gilbert Simondon, ecologia da atenção.Abstract
Considerando as formulações do filósofo francês Gilbert Simondon, buscamos caracterizar a contemporaneidade como uma era técnica. Sob uma das perspectivas existentes em sua obra, analisamo-la a partir de sua diferenciação em relação ao conceito de cultura. Visando compreender o impacto desse arranjo na experiência psíquico-coletiva do ser humano, elegemos a atenção como o processo que, por diversas razões, ocupa lugar privilegiado na mediação desse contexto. Apresentamos, por isso, duas concepções. A primeira, proposta por William James e retomada por Gustavo Ferraz e Virgína Kastrup, discute o que chamamos de “atenção além do foco”. A segunda diz respeito à noção de Ecologia da Atenção proposta por Yves Citton. Ambas têm como ponto de partida a expansão do conceito de atenção, movimento que se adequa às necessidades cognitivas impostas pelo atual cenário tecnosocial. Concluímos que pensar a atenção sob tais perspectivas ultrapassa o nível investigativo conceitual e instaura uma discussão política.
Palavras-chave: técnica, atenção, cultura, Gilbert Simondon, ecologia da atenção.
Downloads
##submission.downloads##
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.