“Procura-se Meteorango Kid vivo ou morto”: um mapa da resistência contracultural
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v4i1.22225Palavras-chave:
percepção, subjetividade, criação, cinema.Resumo
O artigo traça com o filme Meteorango Kid, o herói intergalático uma cartografia, na qual a “curtição” indica estratégias de resistência contracultural no contexto do AI-5, auge da repressão da ditadura civil-militar. Na tela a experimentação do cinema marginal cria uma política minoritária atravessada pela invenção estética que rompe com representação e o cerco da subjetividade edipiana. No filme de André Luiz Oliveira irrompe na tela a angústia de uma juventude “sem futuro” e tal como o Bandido da Luz Vermelha “avacalha e se esculhamba”. Meteorango Kid profana a sagrada família baiana. Com Meteorango o tema da curtição ganha contornos políticos e narrativos gerando aproximações com a Tropicália. O artigo também procura acompanhar os efeitos desse filme no presente, abrindo novos sentidos para aquela experiência.Downloads
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Publicado
2017-12-21
Edição
Seção
Dossiê Cinema: pensamento, política e subjetivação
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