Considerações sobre a drogadicção: dependência patológica e intoxicação
DOI:
https://doi.org/10.22409/ayvu.v1i1.22172Palavras-chave:
Drogadicção, Dependência, Toxidade, Resposta Paradoxal, PsicanáliseResumo
Neste artigo, buscaremos mostrar que, nos casos de drogadicção, o recurso ao objeto-droga implica a presença de um tipo peculiar de dependência, cujo caráter é patológico. Sustentaremos que o modo de defesa subjacente a tais condutas comporta uma dimensão paradoxal de autotratamento. Elaboraremos a ideia de uma dupla vertente de “toxicidade”, advinda de um “mau” encontro com o objeto primordial, da qual o sujeito procura escapar por meio da intoxicação pelo objeto-droga.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##submission.downloads##
Publicado
2014-12-19
Edição
Secção
Artigos
Licença
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.