Condicionantes e efeitos psicossociais da gravidez em alunas adolescentes do ensino secundário público
Palavras-chave:
Gravidez na adolescência; Ensino secundário; Saúde mental.Resumo
A gravidez na adolescência é considerada como um importante problema de saúde pública que preocupa diversos países do mundo, pois a sua ocorrência pode acarretar sérias consequências físicas, psíquicas e sociais na rapariga. Este estudo teve objetivo de compreender os condicionantes e as implicações psicossociais da gravidez em alunas adolescentes de uma Escola Secundária pública situada na cidade Nampula. Foi realizado um estudo exploratório e de natureza qualitativa por meio de entrevistas a 51 alunas da 8ª a 10ª classe. A análise dos dados foi com auxílio da técnica de análise se conteúdo, temática. Os resultados indicam que maioria das participantes concebeu antes de completar 18 anos de idade. A imposição por parte dos parceiros para não usar camisinha no ato sexual, falta de dialogo/conversa familiar sobre sexualidade e dos métodos de planeamento familiar, falta de condições materiais e financeiras e, receio/vergonha de usar métodos de planeamento familiar foram apontados como principais fatores da gravidez na adolescência. A gravidez precoce nas alunas pesquisadas ocasionou várias consequências psicossociais destacando-se: medo, tristeza, arrependimento, desânimo, atraso nos estudos e tornar-se mãe ainda cedo, isto é, sem completar 18 anos de idade. Urge a necessidade da implementação de políticas de assistência estudantil, de programas de acompanhamento psicossocial e de educação sexual na escola, bem como a realização de futuras pesquisas de natureza qualitativa em diferentes escolas para melhor compreender o fenômeno estudado e sugerir medidas de prevenção, mitigação e combate mais eficazes.
Downloads
Referências
ALVES, K. R. C, L.; OLIVEIRA, P. S. Sexualidade na adolescência, percepção e cuidados na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis: uma revisão da literatura. Revista Rede de Cuidados em Saúde, Duque de Caxias, v.11, n.1, p.1-15. 2017. Disponível em http://publicacoes.unigranrio.edu.br/index.php/rcs/article/view/4410
AVILA, I. T. L. Reincidência da gravidez na adolescência e a evasão escolar. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar). 2015. 40 f. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Faculdade de Ciências e Letras, Araraquara, SP, 2015. Disponível em http://bdtd.ibict.br/vufind/Record/UNSP_17b3a210db2663f9bb69bca53fbf2518
BARDIN, L. Análise do conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BASSIANO, V.; LIMA, C. Casamentos prematuros em Moçambique: causas e consequências do abandono escolar. Revista Imagens da Educação, Maringá, v.8, n.2, p.1-16, 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/327438847_Casamentos_prematuros_em_Mocambi que_causas_e_consequencias_de_abandono_escolar_e_meninas_com_futuros_destrocados
BIELENKI, C. R. Z. et al. Sexualidade na adolescência em tempos de Aids: um estudo com escolares. Aletheia, Canoas, v.52, n.2, p.135-146, 2019. Disponível em http://posgrad.ulbra.br/periodicos/index.php/aletheia/article/view/5585
BRANCALEONI, A. P. L.; OLIVEIRA, R. R.; SILVA, C. S. F. Educação sexual e universidade: compreensões de graduandos sobre sexualidade e gênero. Revista Brasileira de Ensino Superior, Passo Fundo, v.4, n.4, p.25-42, 2018. https://doi.org/10.18256/2447- 3944.2018.v4i4.2563
BURCHIELLI, R.; BARTRAM, T. Like an iceberg floating alone: A case study of teacher stress at a Victorian primary school. Australian Journal of Education, v.50, n.3, p.312-327, 2006. Disponível em https://eric.ed.gov/?id=EJ983309
CAMPOS, T. E.; MARTINS, R. A. Relação entre conduta, conhecimento sexual e uso de preservativo entre alunos e professores do ensino médio. Adolescência & Saúde, Rio de Janeiro, v.14, n.1, p. 37- 44, 2017. Disponível em http://www.adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=634
CÂMARA, R. H. Análise de conteúdo: da teoria à prática em pesquisas sociais aplicadas às organizações. Gerais: Revista Interinstitucional de Psicologia, Uberlândia, v.6, n.2, p.179- 191, 2013. Disponível em http://pepsic.bvsalud.org/pdf/gerais/v6n2/v6n2a03.pdf
CASTRO, J. F. L.; ARAÚJO, R. C.; PITANGUI, A. C. R. Sexual behavior and practices of adolescent students in the city of Recife. Brazilian Journal Human Growth Development, São Paulo, v.27, n.2, p. 219-227, 2017. https://doi.org/10.7322/jhgd.112645
Fundo das Nações Unidas para a Infância em Moçambique. Um perfil do casamento prematuro em África. Maputo – Moçambique, 2016. Disponível em https://www.unicef.org/mozambique/casamento-prematuro-em-mo%C3%A7ambique
Fundo das Nações Unidas para Infância. Hidden in Plain Sight: A statistical analysis of violence against children. New York: Fundo das Nações Unidas para Infância, 2014.
FRIZZO, G. B.; KAHL, M. L. F.; OLIVEIRA, E. A. F. Aspectos psicológicos da gravidez na adolescência. Psico, Porto Alegre, v.36, n.1, p.13-20, jan./abr., 2005. Disponível em https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5161556
GIL, A. C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6a ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GURGEL, M. G. I et al. Gravidez na adolescência: tendência na produção científica de enfermagem. Escola Anna Nery, Rio de Janeiro, v.12, n.4, p.799-805, 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-81452008000400027.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: HUCITEC, 2014.
Ministério da Educação da República de Moçambique. Plano Estratégico da Educação 2012- 2016. Maputo: MINED, 2013.
Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano. Concept Note - Application for the Education Sector Plan Development Grant (2020-2029). Maputo: MINEDH: Maputo, 2019.
____________________________________________________. Plano Estratégico da Educação 2020-2029. Maputo: MINEDH, 2020.
Moçambique. Constituição da República. Maputo: Editora Escolar, 2004.
Moçambique. Lei n° 18/2018 de 28 de dezembro – Estabelece o Regime Jurídico do Sistema Nacional de Educação da República de Moçambique. Boletim da República I Série, número 254. Maputo: Imprensa Nacional. Imprensa Nacional, 782-(3)-(41), 2018b.
Moçambique. Lei n° 1/2018 de 12 de junho – Lei da Revisão Constituição da República de Moçambique. Boletim da República I Série, número 115. Maputo: Imprensa Nacional, 782- (3)-(41), 2018a.
Moçambique. Lei n° 19/2019 de 22 de outubro – Lei de combate e prevenção de uniões prematuras. Boletim da República I Série, número 203. Maputo: Imprensa Nacional, 2019.
MUARA, J. M. V.; WERLE, F. O. C. O regimento escolar e a desigualdade de oportunidades na educação moçambicana. Revista Diálogo em Educação, Curitiba, v.20, n.65, p.957-980, abr./jun., 2010. http://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.AO02
OLIVEIRA, M. F. Metodologia Científica: Um manual para a realização de pesquisas em administração. Catalão-GO: UFG, 2011.
PEREIRA, S. M.; TAQUETTE, S. R. Conhecimento sobre as doenças sexualmente transmissíveis entre alunas do ensino médio de três escolas com diferentes perfis. Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v.13, supl. 2, p.9-17. 2016. Disponível em https://s3-sa-east- 1.amazonaws.com/publisher.gn1.com.br/adolescenciaesaude.com/pdf/v13s2a02.pdf
RODRIGUES, A.; ASSMAR, E. M. L.; JABLONSKI, B. Psicologia Social, 18a. ed. Petrópolis/ Rio de Janeiro: Vozes, 2008.
RODRIGUES, M. P. et al. Percepções sobre os efeitos psicossociais da gravidez na adolescência no cenário da estratégia saúde da família. Revista Ciência Plural, Natal, v.3, n.1, p.81-97, 2017. Disponível em https://periodicos.ufrn.br/rcp/article/view/12237
RODRIGUES, L. S.; SILVA, M. V. O.; GOMES, M. A. V. Gravidez na Adolescência: suas implicações na adolescência, na família e na escola. Revista Educação e Emancipação, São Luís, v.12, n.2, p.228-252, 2019. http://dx.doi.org/10.18764/2358-4319.v12n2p228-252
SANTOS, C. C. et al. A vivência da gravidez na adolescência no âmbito familiar e social. Revista Enfermagem, UFSM, Santa Maria, v.4, n.1, p.105-112, 2014. Disponível em https://periodicos.ufsm.br/reufsm/article/viewFile/9860/pdf
SILVA, A. F.; LOPES, M. H. B. M.. Uso de métodos anticoncepcionais entre adolescentes de ensino médio. Adolescência e Saúde, Rio de Janeiro, v.15, n.2, p.102-112, 2018. Disponível em http://adolescenciaesaude.com/detalhe_artigo.asp?id=725
SCHWARZER, R.; KNOLL, N. Functional roles of social support within the stress and coping process: A theoretical and empirical overview. International Journal of Psychology, v.42, n. 4, p.243-252, 2007. https://doi.org/10.1080/00207590701396641
TABORDA, J. A. et al. Consequences of teenage pregnancy for girls considering the socioeconomic differences between them. Cadernos de Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v.22, n.1. p.16-24. 2014. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/cadsc/v22n1/1414-462X-cadsc- 22-01-00016.pdf
VASCONCELLOS, M. T. L. et al. Desenho da amostra nascer no Brasil: Pesquisa Nacional sobre Parto e Nascimento. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v.30, n.1, 1-10. 2014. Disponível em https://www.scielo.br/pdf/csp/v30s1/0102-311X-csp-30-s1-0049.pdf
ZAMPIERI, M. C. O comportamento sexual do universitário brasileiro: estudo analítico descritivo acerca de suas concepções, valores e atitudes sobre a sexualidade. 2012. Tese (Doutorado em Educação Escolar), Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, 2012.
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2021 Ayvu: Revista de Psicologia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.