Urgências de um tempo e passagens de uma cidade
Experiências e desafios na saúde pública de Niterói
Palavras-chave:
loucura, ficção, sucateamento, experiência, cidadeResumo
O presente artigo visa apresentar os percursos de uma pesquisa de mestrado voltada para os modos pelos quais a loucura se performatiza pela cidade de Niterói-RJ. Levou-se em consideração o sucateamento vivenciado nos cotidianos de trabalho e o modo como isso acontece naquele município. Com o apoio de autores como Michel Foucault e Eduardo Coutinho, buscou-se articular conceitos sobre experiência, ficção e verdade, levantando problemas contemporâneos e dialogando com imagens que possam dar um diagnóstico do momento atual. Outros estudos, como os de Mia Couto e Ailton Krenak, levaram-nos a concluir que o enfrentamento ao cenário atual requer um resgate das narrativas que nossos antepassados deixaram como legado de resistência à desvalorização da vida.
Downloads
Referências
AMADO, L.; MIZOGUCHI, D. Democracia e luta antimanicomial: imagens de uma disputa incessante. Argumentum. Espírito Santo: UFES, 284-295, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.47456/argumentum.v12i3.30448. Acesso em: 15 dez. 2021.
BENJAMIN, W. Que é o teatro épico? Um estudo sobre Brecht. In: Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 79-90.
BUTLER, J. Corpos em aliança e a política das ruas: notas para uma teoria performativa de assembleia. Rio de janeiro: Civilização brasileira, 2018.
COUTO, M. Um rio chamado tempo, uma casa chamada terra. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
DELEUZE, G. Post-scriptum sobre as sociedades de controle conversações: 1972-1990. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992, p. 219-226.
FOUCAULT, M. A Hermenêutica do sujeito. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
FOUCAULT, M. A coragem da verdade: o governo de si e dos outros. São Paulo: Martins Fontes, 2011. v. 2.
HARAWAY, D. Saberes localizados: a questão da ciência para o feminismo e o privilégio da perspectiva parcial. Cadernos pagu, v. 5, p. 7-41, 1995.
KRENAK, A. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das letras, 2019.
LARROSA, J. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
LINS, C. L. O cinema de Eduardo Coutinho: uma arte no presente. Cadernos de Antropologia e Imagem. Rio de Janeiro, v. 15, n. 1, p. 61-81, 2002.
MIZOGUCHI, D. H. Segmentaricidades: passagens do leme ao pontal. São Paulo: Plêiade, 2009.
SOARES, Elza. A carne. Youtube. 2002. 4min49s. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=yktrUMoc1Xw. Acesso em: 14 mar. 2022
FILMES
JOGO DE CENA. Documentário. Direção: Eduardo Coutinho. Produção: João Moreira Salles. Rio de Janeiro: Videofilmes, 2007. 1 DVD (105 min).
##submission.downloads##
Publicado
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Ayvu: Revista de Psicologia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição 4.0.
Autores que publicam na Ayvu - Revista de Psicologia concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A responsabilidade do conteúdo dos artigos é exclusiva dos autores
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.