História em Quadrinhos no Ensino de Matemática

Autores

  • Danilo Magalhães Farias Secretaria Municipal de Educação de Maricá
  • Wanderley Moura Rezende Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Educação Matemática, História em Quadrinhos, Frações, Ensino-Pesquisa-Extensão

Resumo

Esta publicação é uma produção da equipe do projeto HQEM – História em Quadrinhos no Ensino de Matemática, vinculado ao Programa Dá Licença, do IME-UFF. Neste artigo apresentamos um histórico do grupo HQEM, a dinâmica de produção dos quadrinhos, do estilo em construção, bem como o conteúdo das tirinhas que compõe o caderno de atividades, além de alguns artigos produzidos por membros da equipe. Na primeira seção (Atividades) apresenta-se o Caderno de atividades “Frações em Quadrinhos”. O caderno é composto por um prefácio elaborado pelo professor Nílson José Machado (professor titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, membro titular da cadeira nº 22 da Academia Paulista de Educação) e de quinze tirinhas elaboradas para o ensino de Frações. Acompanha cada tirinha, além das questões norteadoras da atividade para o aluno, um bilhete para o professor contendo objetivos de aprendizagem, orientações pedagógicas e metodológicas específicas sobre a atividade. Na segunda seção (Artigos) apresenta-se uma coletânea de artigos produzidos por membros da equipe do projeto. Esses artigos refletem os laços de cada um dos autores com o projeto, suas histórias anteriores com a temática, ou reflexões que são consequências dos estudos realizados.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

FARIAS, D. M.; REZENDE, W. M. História em Quadrinhos no Ensino de Matemática. Caderno Dá Licença, v. 1, n. 1, p. 1-12, 26 jun. 2024.

Edição

Seção

Apresentação