Abelhas geômetras

Autores

  • Marianna Ramos Rodrigues Secretaria de Educação Básica de Teresópolis

Palavras-chave:

Formação de Professores, Resolução de Problemas, Geometria, História em Quadrinhos

Resumo

O artigo trata do relato da experiência realizada no Colégio Estadual Manuel de Abreu, onde alunos foram confrontados com o material desenvolvido pela autora quando ela fez parte do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal Fluminense (PIBID-UFF), no projeto História em Quadrinhos no Ensino de Matemática – HQEM. A história em quadrinhos “Abelhas Geômetras” foi aplicada e avaliada por 19 alunos do Ensino Médio e seu professor de matemática, por meio de uma proposta de atividade e questionários. Com o objetivo de reduzir dificuldades ligadas ao uso da língua materna, a apresentação e simulação de situações problemas, bem como uma possível solução, foram apresentados na linguagem dos quadrinhos. Apesar de alguns resultados diferenciados, o quadrinho teve uma boa aceitação pelos envolvidos nesta pesquisa, sendo possível concluir, baseando-se nos resultados obtidos, que cumpriu seu objetivo inicial.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marianna Ramos Rodrigues, Secretaria de Educação Básica de Teresópolis

    Especialista em Matemática, suas tecnologias e o mundo do trabalho (UFPI). Secretaria de Educação Básica de Teresópolis - RJ.

Downloads

Publicado

2024-06-26

Como Citar

Abelhas geômetras. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–14, 2024. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/63433. Acesso em: 7 dez. 2025.