Abelhas geômetras
Palavras-chave:
Formação de Professores, Resolução de Problemas, Geometria, História em QuadrinhosResumo
O artigo trata do relato da experiência realizada no Colégio Estadual Manuel de Abreu, onde alunos foram confrontados com o material desenvolvido pela autora quando ela fez parte do Subprojeto de Matemática do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal Fluminense (PIBID-UFF), no projeto História em Quadrinhos no Ensino de Matemática – HQEM. A história em quadrinhos “Abelhas Geômetras” foi aplicada e avaliada por 19 alunos do Ensino Médio e seu professor de matemática, por meio de uma proposta de atividade e questionários. Com o objetivo de reduzir dificuldades ligadas ao uso da língua materna, a apresentação e simulação de situações problemas, bem como uma possível solução, foram apresentados na linguagem dos quadrinhos. Apesar de alguns resultados diferenciados, o quadrinho teve uma boa aceitação pelos envolvidos nesta pesquisa, sendo possível concluir, baseando-se nos resultados obtidos, que cumpriu seu objetivo inicial.