Utilizando o GeoGebra para explorar casos de congruência entre triângulos

Auteurs-es

Mots-clés :

Geometria, GeoGebra, Congruência de Triângulos

Résumé

O ensino de congruência de triângulos frequentemente é realizado por meio da memorização dos chamados ‘casos de congruência entre triângulos’, contudo, nem sempre os alunos conseguem compreender o que cada um deles representa. Buscando propor melhorias para o ensino e aprendizagem deste conteúdo, esta atividade tem por objetivo explorar casos de congruência entre triângulos por meio da construção de suas representações no GeoGebra. Ela é destinada a estudantes do oitavo ano do ensino fundamental e, para sua aplicação, são necessários computadores com o GeoGebra e a produção técnica educacional “Ensinando e aprendendo sobre congruência de triângulos por meio do GeoGebra”, que contém instruções sobre como representar cada caso. Seguindo as ações propostas pela produção, os alunos poderão compreender casos em que não é possível verificar a congruência entre triângulos, além de explorar os quatro principais casos em que a congruência é garantida. A avaliação poderá ser feita de maneira contínua, observando-se a interação dos alunos com os recursos e as respostas dadas às perguntas apresentadas ao longo da produção. Espera-se que este material auxilie professores de matemática, licenciandos e pesquisadores a explorar a congruência de triângulos sob novas perspectivas e utilizando novos recursos.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Lucas Henrique Viana, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em ensino de ciências e educação matemática. Doutorando em ensino pelo programa RENOEN, polo Universidade Estadual da Paraíba

Filomena Maria Gonçalves da Silva Cordeiro Moita, Universidade Estadual da Paraíba

Doutora em Educação. Universidade Estadual da Paraíba.

Leandro Mário Lucas, Universidade Estadual da Paraíba

Mestre em ensino de ciências e educação matemática. Doutorando em ensino pelo programa RENOEN, polo Universidade Estadual da Paraíba.

Références

MURARI, C.; BARBOSA, R. M. Um Ensaio Metodológico sobre a Congruência e não Congruência de Triângulos (parte I). Bolema, Rio Claro, v. 7, n. 8, p. 68- 82, fev. 1992.

REZENDE, E. Q. F.; QUEIROZ, M. L. B. Geometria euclidiana plana e construções geométricas.2 ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2008.

VIANA, L. H. O Pensamento Computacional e as suas conexões com o ensino e a aprendizagem da Geometria. 2020. 238f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) – Programa de PósGraduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática, Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. Disponível em: https://tede.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/tede/3849. Acessado em: 24 jul. 2024.

VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. S. C. Ensinando e aprendendo sobre congruência de triângulos por meio do geogebra. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575728. Acessado em: 11 nov. 2024.

VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. S. C. Jogo das congruências. Disponível em: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/575763. Acessado em: 12 nov. 2024.

VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. S. C.; LUCAS, L. M. Jogo das congruências: um diálogo entre a aprendizagem de geometria e o pensamentocomputacional. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 13, n. 5, p. 1–24, 2022. DOI: 10.26843/rencima.v13n5a20. Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/3674. Acesso em: 12 nov. 2024.

Téléchargements

Publié-e

2025-05-29

Comment citer

VIANA, L. H.; MOITA, F. M. G. DA S. C.; LUCAS, L. M. Utilizando o GeoGebra para explorar casos de congruência entre triângulos. Caderno Dá Licença, v. 1, n. 2, p. p.1-9, 29 mai 2025.