Explorando a Matemática de Singapura

Metodologia CPA e Suas Aplicações Práticas

Autores/as

Resumen

A Matemática de Singapura, reconhecida mundialmente por seus excelentes resultados no PISA, baseia-se na metodologia CPA (Concreto, Pictórico Abstrato), que promove a compreensão profunda de conceitos matemáticos. Essa abordagem inicia com representações concretas usando materiais manipuláveis, evolui para representações pictóricas (desenhos ou esquemas) e culmina na abstração, com o uso de símbolos matemáticos. Vamos inicialmente descrever os fundamentos desta abordagem, que tem sido usada nas oficinas do Projeto de Extensão Matema.Ativa: Matemática Ativa e Criativa e apresentaremos uma proposta de sequência didática explorando ferramentas associadas à esta metodologia para o ensino de frações.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Ana Maria Luz, Universidade Federal Fliuminense

    Doutora em ciências

Referencias

AMAZON. Frações Em Barra Click Material Pedagógico Didático Escolar MMP. Disponível em: https://a.co/d/cfWk5bT. Acesso em: 9 dezembro. 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

CALVO, Helena. BRANCO, Liliane e DYSMAN, Anne Michelle Frações: uma introdução com réguas de frações | Seja Bem Vindo, 2020. Disponível em: https://matematicacomvida.uff.br/2020/01/23/fracoes-uma-introducao-comreguas-de-fracoes/. Acesso em: 8 dezembro. 2024

FERNANDES, Dárida. Sendas de Sucesso com o “método de Singapura” – Parte 1/3. CFAE_Matosinhos_Ed_Ozarfaxinars, Número 70. Maio 2017. Disponível em: https://www.site.cfaematosinhos.eu/Ed_ozarfaxinars_n70.htm. Acesso em: 04 dezembro 2024.

HOLETZ, Melissa Samanta. Utilizando a gamificação e a metodologia de ensino de Singapura para trabalhar com as operações matemáticas básicas nos anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Disponível em: https://repositorio.uninter.com/handle/1/491. Acesso em: 4 dezembro 2024.

Matema.Ativa: Matemática Ativa e Criativa. Of Jurujuba 23. Instagram @matema.ativa Disponível em: https://www.instagram.com/s/aGlnaGxpZ2h0OjE3OTgyMjIzMTQ3ODUyMTM0? story_media_id=3066392479502588662_57225129737&igsh=MXhxd21hN2F0c XJqag== Acesso em: 5 dezembro 2024.

PERROUT, Ana Beatriz Carvalho. Matemática de Singapura, Flow e Gamificação para crianças do ensino fundamental. 2022. 84 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2022. Disponível em: https://app.uff.br/riuff/handle/1/28548. Acesso em: 4 dezembro 2024.

TEIXEIRA, Ricardo Emanuel Cunha. Ensino da Matemática : o Método de Singapura. Atlântico Expresso, p. 17–17, 2015. Disponível em: https://repositorio.uac.pt/handle/10400.3/3489. Acesso em: 04 dezembro 2024.

TEIXEIRA, Ricardo Emanuel Cunha. Ensino da Matemática : O Modelo Pentagonal do Currículo de Matemática de Singapura. Atlântico Expresso, p. 17–17, 2016. Disponível em: https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/3888/1/Atl%C3%A2ntico_Expresso_ RT46A.pdf. Acesso em: 4 dez. 2024.

Publicado

2025-05-29

Cómo citar

Explorando a Matemática de Singapura: Metodologia CPA e Suas Aplicações Práticas. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p.1–13, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/68000. Acesso em: 5 dec. 2025.