Conversas em Educação Matemática

Autores

Resumo

Com o distanciamento social imposto pela pandemia do covid-19, o Programa Dá Licença buscou desenvolver suas atividades no meio digital a partir de 2020, consolidando um espaço virtual - a partir do site, das redes sociais e de novos canais de comunicação - e ampliando o quantitativo de pessoas impactadas por suas ações. Em especial, o Projeto Eventos em Educação Matemática - projeto do núcleo permanente do Programa Dá Licença, ativo desde 1998 - teve um crescimento expressivo recebendo professores e licenciandos de todos os estados brasileiros e de outros países nos diversos eventos virtuais promovidos nos últimos anos. Buscando consolidar novos espaços no IME/UFF destinados à Educação Matemática e com intuito de promover um evento destinado a conversar com professores que ensinam matemática nos mais diversos níveis, criamos o Conversas em Educação Matemática do Dá Licença - carinhosamente chamado de Con-Licença. Para compor a seção de atividades desta edição do Caderno Dá Licença, convidamos autores de trabalhos apresentados durante o I Con-Licença cujo foco está direcionado para a prática docente e propostas didáticas para sala de aula de Matemática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Magalhães Farias, Secretaria Municipal de Educação de Maricá-RJ

Doutorando em Ensino e História da Matemática e da Física. Secretaria Municipal de Educação de Maricá-RJ.

Lhaylla dos Santos Crisaff, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Matemática. Universidade Federal Fluminense.

Mônica Souto da Silva Dias, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação Matemática. Universidade Federal Fluminense. 

Natasha Cardoso Dias, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda em Educação Matemática. Universidade Federal Fluminense. 

Wanderley Moura Rezende, Universidade Federal Fluminense

Doutor em Educação. Universidade Federal Fluminense.

Referências

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP 009, de 08 de maio de 2001. Dispõe sobre as Diretrizes para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, cursos de licenciatura, de graduação plena. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 18 abr. 2002.

MELO, J. Percursos de formação de professores de matemática. Rio Branco: Edufac, 2016. 186 p.

Downloads

Publicado

2025-05-29

Como Citar

FARIAS, D. M.; CRISAFF, L. DOS S.; DIAS, M. S. DA S.; DIAS, N. C.; REZENDE, W. M. Conversas em Educação Matemática. Caderno Dá Licença, v. 1, n. 2, p. p.1-7, 29 maio 2025.