Letramento Estatístico a partir do processo de resolução de problemas de investigação estatística
a proposta do Projeto Fundão
Palavras-chave:
Ensino de Estatística, Letramento Estatístico, Investigação Estatística, Sequência Didática, Educação BásicaResumo
Esta roda de conversa realizada no IConLicença da UFF visa à discussão de sequências didáticas para o desenvolvimento do letramento estatístico na Educação Básica a partir da proposição de problemas de investigação estatística. Consonante com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o modelo de desenvolvimento do letramento estatístico proposto pelo Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE), foram exploradas três sequências didáticas que oferecem a oportunidade de abordar tópicos conceituais próprios do ensino de estatística na Educação Básica: classificação de variáveis, tabelas de duplaentrada, gráficos para variáveis categóricas, gráficos para variáveis quantitativas e medidas resumo de posição e de dispersão.
Downloads
Referências
Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. (2018). Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília, DF.
Corrêa, P. D. & Rangel, L. (2024). Combined Reading – A Methodological Approach for Documental Curricular Analysis. In: D. Thompson; M. A. Huntley & C. Suurtamm (Org.). Lessons Learned from Research on Mathematics Curriculum. Information Age Publishing.
Gal, Iddo. (2021) Promoting statistical literacy: Challenges and reflections with a Brazilian perspective. In: MONTEIRO, Carlos; CARVALHO, Liliane (org). Temas emergentes em letramento estatístico. Recife : Ed. UFPE, v.1, p.37-59.
Louzada, F.; Cordani, L.; Bazán, J. & Barbosa, T. (2015). Reflexões a respeito dos conteúdos de probabilidade e estatística na escola no Brasil – uma proposta. Associação Brasileira de Estatística (ABE), Brasil. DOI: http://dx.doi.org/10.13140/RG.2.1.2210.5368.
Rangel, L.; Landim, F. M. P. F.; Novaes, A. M. & Baccar, M. H. M. M. (2024). Letramento estatístico segundo o GAISE e a BNCC: paridades e contrastes. Ensino em Re-Vista, 31(Contínua), 1-25. DOI: https://doi.org/10.14393/ERv31e2024-08.
Zieffler, A.; Garfield, J.; Fry, E. What is statistics education?. In: D. Ben-Zvi et al. (eds.). (2018) International handbook of research in statistics education. Springer, p. 37-70.