Letramento Estatístico a partir do processo de resolução de problemas de investigação estatística

a proposta do Projeto Fundão

Autores

Palavras-chave:

Ensino de Estatística, Letramento Estatístico, Investigação Estatística, Sequência Didática, Educação Básica

Resumo

Esta roda de conversa realizada no IConLicença da UFF visa à discussão de sequências didáticas para o desenvolvimento do letramento estatístico na Educação Básica a partir da proposição de problemas de investigação estatística. Consonante com as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com o modelo de desenvolvimento do letramento estatístico proposto pelo Guidelines for Assessment and Instruction in Statistics Education (GAISE), foram exploradas três sequências didáticas que oferecem a oportunidade de abordar tópicos conceituais próprios do ensino de estatística na Educação Básica: classificação de variáveis, tabelas de duplaentrada, gráficos para variáveis categóricas, gráficos para variáveis quantitativas e medidas resumo de posição e de dispersão.

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Biografia do Autor

  • Flávia Maria Pinto Ferreira Landim, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Letícia Guimarães Rangel, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Valéria Reis, Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

    Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro

  • Margareth Apóstolo Dos Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Universidade Federal do Rio de Janeiro

  • Gabrielle Carrascoza, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

    Universidade Estadual do Rio de Janeiro

  • Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

  • André Monteiro Novaes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Referências

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Publicado

2025-05-29

Como Citar

Letramento Estatístico a partir do processo de resolução de problemas de investigação estatística: a proposta do Projeto Fundão. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p.1–11, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/68003. Acesso em: 5 dez. 2025.