Desvendando Padrões
Um Caminho para o Pensamento Algébrico
Mots-clés :
Educação Matemática, Sequências, Padrões matemáticos, Generalização de padrões, Pensamento algébricoRésumé
Este artigo explora o uso de sequências numéricas associadas a figuras para o desenvolvimento do pensamento algébrico. Neste sentido, apresentam-se três atividades para que o professor possa realizar com alunos a partir do 7° ano do ensino fundamental. A proposta busca, a partir de representações visuais de padrões aritméticos, favorecer a transição para uma linguagem algébrica mais formal. As atividades sugeridas exploram formas geométricas e tabelas para estimular a abstração e a compreensão das regularid ades matemáticas apresentadas nas sequências. Desse modo, a abordagem sugerida promove uma aprendizagem enriquecedora, a qual permite aos alunos desenvolver suas habilidades básicas para explorar e compreender conceitos matemáticos mais complexos. Assim, o estudo contribui com recursos práticos e teóricos para a melhoria na prática dos professores, tornando o ensino mais dinâmico e acessível.
Téléchargements
Références
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
JUNGBLUTH, A.; SILVEIRA, E.; GRANDO, R. C. O estudo de sequências na Educação Algébrica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Educação Matemática Pesquisa Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Matemática, São Paulo, v. 21, n. 3, 2019.
RIVEIRO, Luigi Quintans; SCHUSTER, Kristine Sheila; BERTOLUCCI, Cristina Cavalli; FIOREZE, Leandra Anversa. A Construção de um Estado da Arte Sobre Introdução, Dificuldades e Perspectivas de Conceitos e Simbologias da Álgebra no Ensino Fundamental. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 330–342, 2024.