O jogo Shisima nas aulas de matemática

Propostas do EMAR

Auteurs-es

  • Anne Michelle Dysman Universidade Federal Fluminense
  • Ana Maria Luz Universidade Federal Fluminense
  • Fábio Vinícius Silva dos Santos Universidade Federal Fluminense
  • Paula Monteiro Universidade Federal Fluminense
  • Maura Ventura Chinelli Universidade Federal Fluminense

Mots-clés :

Educação Matemática Antirracista, Jogos Africanos, Shisima, Etnomatemática, Lei 10.639/03

Résumé

Este texto reflete o compromisso do projeto Educação Matemática Antirracista (EMAR) da Universidade Federal Fluminense com a valorização da cultura africana como prática necessária no combate ao racismo, inserindo-a na educação matemática. Sob este princípio, o EMAR tem desenvolvido propostas pedagógicas com jogos africanos, dentre eles o Shisima, um jogo de tabuleiro para dois jogadores. Aqui compartilhamos duas sequências didáticas distintas. A primeira explora o tabuleiro do jogo envolvendo o estudo de polígonos regulares e foi desenvolvida em turmas de oitavo ano com o uso de transferidores e recursos tecnológicos (um aplicativo e um programa disponíveis gratuitamente na web); a segunda, que se volta para discussões estratégicas e tem perspectiva etnomatemática, foi planejada para participantes a partir do sexto ano, mas conta com formulação dinâmica, lúdica, lógica e solidária que a habilita a ser aplicada em contextos mais amplos (com crianças, jovens ou adultos). Ambas estão descritas de modo que possam ser reproduzidas em salas de aula, incluindo materiais digitais já prontos disponibilizados em links presentes neste trabalho. Esperamos, com isso, contribuir tanto para a efetivação de aprendizagens matemáticas quanto para o fortalecimento de valores antirracistas nas escolas de forma alinhada à Lei 10.639 de 2003.

Téléchargements

Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.

Bibliographies de l'auteur-e

Anne Michelle Dysman, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Ana Maria Luz, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Fábio Vinícius Silva dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Paula Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Maura Ventura Chinelli, Universidade Federal Fluminense

Universidade Federal Fluminense

Références

BARBOSA, Luiz Felipe Lima. O jogo africano shisima no ensino de geometria e grandezas e medidas no 6º ano do ensino fundamental. In: Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências (CONAPESC), VII, 2022, Campina Grande, Paraíba. Anais. Campina Grande/PB: Realize Editora, 2022. s.p. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/87006>. Acesso em: 4 de dezembro de 2024.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

CLARETO, Sônia Maria. Conhecimento, inventividade e experiência: potências do pensamento etnomatemático. In: FANTINATO, Maria Cecília de Castello Branco (Org.). Etnomatemática: novos desafios teóricos e pedagógicos. Niterói/RJ: EdUFF, 2009, p. 123-132.

D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2020.

FANTINATO, Maria Cecília. Etnomatemática e Educação: Alguns caminhos trilhados pelas pesquisas. In: KALEFF, Ana Maria Martensen Roland; PEREIRA, Pedro Carlos (Orgs.). Educação matemática: Diferentes olhares e práticas. Curitiba: Appris Editora, 2020. p. 149–164.

GELEDÉS – Instituto da Mulher Negra. Jogos africanos: a matemática na cultura africana. 2013. Disponível em: https://www.geledes.org.br/jogosafricanos-a-matematica-na-cultura-africana/. Acesso em: 4 dezembro 2024.

GRANDO, Regina Célia. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da Matemática. São Paulo: USP, 2007. Disponível em

https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008048/mod_resource/content/1/texto %20jogos%20regina%20grando.pdf. Acesso em 03 de dezembro de 2024.

GRANDO, Regina Célia. O Jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus Editora, 2004.

REIS, Francisco Ismael. Número de diagonais de um polígono. GeoGebra, 2018. Disponível em: https://www.geogebra.org/m/zhdpvtns. Acesso em: 4 de dezembro de 2024.

Téléchargements

Publié-e

2025-05-29

Comment citer

DYSMAN, A. M.; LUZ, A. M.; SANTOS, F. V. S. DOS; MONTEIRO, P.; CHINELLI, M. V. O jogo Shisima nas aulas de matemática: Propostas do EMAR. Caderno Dá Licença, v. 1, n. 2, p. p.1-14, 29 mai 2025.