Cenários para Formação de Professores de Educação Financeira Crítica

Autores

Palavras-chave:

Educação Financeira, Educação Financeira Crítica, Tomada de Decisão

Resumo

A Educação Financeira Crítica é um conteúdo que pode ser considerado relativamente novo ao compararmos com a existência de alguns temas matemáticos, principalmente, quando nos referimos ao contexto da sala de aula no Brasil. Entretanto, resultados de pesquisas sinalizam a sua importância atual na construção, não só de uma sociedade mais consciente, como também de um cidadão capaz de lidar com situações econômicas e financeiras desafiadoras do dia a dia. Reconhecendo essa importância, este documento propõe atividades que buscam promover o debate sobre o processo de tomada de decisão, a partir da análise de diferentes vieses. São atividades de Educação Financeira que demandam o espírito crítico para a tomada de decisão. Com foco nos alunos da Educação Básica, tais atividades exploram o consumo consciente, para possibilitar a escolha da maneira mais econômica de pagar impostos e realizar compras, quando são oferecidas diversas opções de embalagens.

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Biografia do Autor

  • Geneci Alves de Sousa

    Mestrado em Educação Matemática. USU-RJ

  • Paula Monteiro

    Mestrado em Matemática. PUC-RJ

  • Lilian Nasser

    Doutorado em Educação Matemática. University of London

Referências

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Publicado

2025-05-27

Como Citar

Cenários para Formação de Professores de Educação Financeira Crítica. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p.1–13, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/68150. Acesso em: 5 dez. 2025.