Contribuições do uso do Jogo Duelo de Frações para estudo de comparação de frações
Keywords:
Comparação de Fracões, Ensino Fundamental II, JogosAbstract
Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa motivada a partir da observação pela primeira autora, das dificuldades dos alunos do Ensino Fundamental II ao trabalharem com frações. Nesta investigação, escolheu-se o jogo Duelo de Frações como recurso didático para o estudo do conteúdo matemático comparação de Frações numa turma de 8o ano do Ensino Fundamental. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo é investigar a contribuição do jogo Duelo de Frações para o ensino de comparação de Frações. Como instrumento de coleta, utilizou-se uma ficha de
atividade relacionada à situações do jogo. A análise dos dados indicou que o uso do jogo Duelo de Frações no ensino de Frações pode contribuir para motivar os alunos participantes, levando-os a buscar estratégias, estimulando o desenvolvimento da criatividade e da autonomia, e atuar como instrumento diagnóstico sobre os conhecimentos dos alunos sobre comparação de Frações. Estas ações podem possibilitar a aprendizagem de comparação de frações.
Downloads
References
BENINCÁ, Michele. Investigando a aprendizagem de frações nas séries iniciais do Ensino Fundamental II. 2020. 120f. Dissertação (Mestrado Profissional Matemática em Rede Nacional) – Universidade Federal do Espírito Santo – UFES. Vitória.
BERTONI, Nilza Eigenheer. Um novo paradigma no Ensino e Aprendizagem das Frações. In: Anais do VIII ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Recife: Sbem, 2004. 15 f.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEB, 2018.
BRASIL, Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF, 1998.
DARSIE, Marta Maria Pontin; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Dificuldades de aprendizagem em Matemática (DAM): levantamento de Teses e Dissertações no período de 2006 a 2019. CoInspiração - Revista dos Professores que Ensinam Matemática, Mato Grosso, v. 4, p. e2021012, 2021.
DUTRA, Aldeci dos Santos. Dificuldade na aprendizagem de matemática no contexto no Ensino Fundamental. Revista Humanidades e Inovação, v.6, n.12, p. 174-180, set. 2019.
FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008.
LUCKESI, Cipriano. Ludicidade e formação do educador. Revista Entreideias: Educação, Cultura e Sociedade, Salvador, v.3, n.2, p. 13-23, jul./dez. 2014.