Fridas
Refletindo sobre a representatividade feminina no ensino de matemática através de jogos didáticos
Palavras-chave:
Representatividade feminina, Material Pedagógico, Educação Lúdica, Jogos, MatemáticaResumo
Este trabalho apresenta o material pedagógico Fridas, desenvolvido com o objetivo de promover reflexões sobre a representatividade feminina na história e incentivar debates sobre questões sociais relevantes no contexto da disciplina de Matemática. O material surgiu a partir de uma análise de obras didáticas de Matemática, que evidenciou a escassez de menções a mulheres nas áreas de ciência e cultura, especialmente no cenário educacional brasileiro. Com formato lúdico e composto por cartas que destacam figuras históricas femininas, Fridas aborda temas como empoderamento, protagonismo feminino e a luta contra a marginalização das mulheres. O principal objetivo do material é oferecer aos educadores uma ferramenta que, além de enriquecer o currículo escolar, fomente o pensamento crítico e a empatia nos estudantes. Sua dinâmica simples torna o jogo acessível a diferentes faixas etárias, promovendo uma aprendizagem envolvente e significativa. O desenvolvimento do Fridas surgiu da necessidade de incluir mais mulheres nas narrativas históricas, científicas e culturais, buscando colaborar com a educação básica e contribuir para a formação cidadã e social dos indivíduos. Ao oferecer um recurso pedagógico lúdico, o trabalho destaca a importância de iniciativas que promovam a inclusão de grupos marginalizados, tornando a diversidade uma parte natural do ensino, contribuindo para um ambiente educacional mais inclusivo e representativo.
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Referências
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