Fridas

Refletindo sobre a representatividade feminina no ensino de matemática através de jogos didáticos

Autores

  • Samantha Floriano Silva
  • Wanderley Moura Rezende

Palavras-chave:

Representatividade feminina, Material Pedagógico, Educação Lúdica, Jogos, Matemática

Resumo

Este trabalho apresenta o material pedagógico Fridas, desenvolvido com o objetivo de promover reflexões sobre a representatividade feminina na história e incentivar debates sobre questões sociais relevantes no contexto da disciplina de Matemática. O material surgiu a partir de uma análise de obras didáticas de Matemática, que evidenciou a escassez de menções a mulheres nas áreas de ciência e cultura, especialmente no cenário educacional brasileiro. Com formato lúdico e composto por cartas que destacam figuras históricas femininas, Fridas aborda temas como empoderamento, protagonismo feminino e a luta contra a marginalização das mulheres. O principal objetivo do material é oferecer aos educadores uma ferramenta que, além de enriquecer o currículo escolar, fomente o pensamento crítico e a empatia nos estudantes. Sua dinâmica simples torna o jogo acessível a diferentes faixas etárias, promovendo uma aprendizagem envolvente e significativa. O desenvolvimento do Fridas surgiu da necessidade de incluir mais mulheres nas narrativas históricas, científicas e culturais, buscando colaborar com a educação básica e contribuir para a formação cidadã e social dos indivíduos. Ao oferecer um recurso pedagógico lúdico, o trabalho destaca a importância de iniciativas que promovam a inclusão de grupos marginalizados, tornando a diversidade uma parte natural do ensino, contribuindo para um ambiente educacional mais inclusivo e representativo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

BACHELARD, Gaston. A formação do espírito científico: contribuição para uma psicanálise do conhecimento. Tradução: Estela dos Santos. Rio de Janeiro: Contraponto. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

GRANDO, Regina Célia. Concepções quanto ao uso de jogos no ensino da matemática. 2007. Universidade de São Paulo. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/5008048/mod_resource/content/1/texto

%20jogos%20regina%20grando.pdf. Acesso em: 05 de julho de 2023.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.(Coleção pedagogia e educação)

LERNER, Gerda. Tradução: Luiza Sellera. A Criação do Patriarcado: História da opressão das mulheres pelos homens.. São Paulo: Editora Cultrix, 2019.

PATARO, Patricia Moreno; BALESTRI, Rodrigo. Matemática Essencial 6 Ano. São Paulo: Scipione, 2019. 352 p.

WOOLF, Virginia. Um teto todo seu. Rio de Janeiro: Antofágica, 2022. 248 p. Tradução de: Vanessa Barbara.

Downloads

Publicado

2025-09-05

Como Citar

Fridas: Refletindo sobre a representatividade feminina no ensino de matemática através de jogos didáticos. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/69129. Acesso em: 5 dez. 2025.