Acitemtirap

Um jogo de Progressão Aritmética

Authors

  • Daniel Camacho Fonseca Soares
  • Julia Daitchmann Gonzalez
  • Wanderley Moura Rezende

Keywords:

Ensino de Matemática, Jogos Pedagógicos, Progressão Aritmética, Sequências Numéricas

Abstract

Este artigo é um produto de um Trabalho de Conclusão do Curso de Licenciatura em Matemática desenvolvido na Universidade Federal Fluminense, no âmbito do projeto de extensão Se Jogando na Matemática, do Programa Dá Licença. Tendo em vista as frequentes dificuldades de aprendizagem associadas à Matemática no Ensino Básico, pesquisou-se sobre ferramentas e estratégias para cativar e facilitar o ensino dessa disciplina. Para tanto, investigou-se a utilização de jogos em sala de aula, baseando em documentos oficiais e em pesquisadores do campo da Educação Matemática. Com intuito de motivar e aumentar o interesse e o rendimento dos alunos nas aulas sobre sequências numéricas, em particular, progressão aritmética, criou-se o jogo pedagógico Acitemtirap, a partir de uma adaptação do jogo comercial Rummikub. Realizou-se uma aplicação do jogo em três turmas do 2o ano do Ensino Médio de uma escola estadual localizada no município de Niterói. Foram analisados registros efetuados pelos alunos em questionário de avaliação em relação à  execução das atividades realizadas em sala com a aplicação do jogo. Os resultados dos dados obtidos demonstram que os estudantes gostaram de jogar Acitemtirap, sendo favoráveis a utilização de jogos na aula de Matemática. Além disso, verificou-se a contribuição da atividade para o ensino desse conteúdo.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CUNHA, Marcia Borin da. Jogos no ensino de química: considerações teóricas para sua utilização em sala de aula. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 92-98, 2012. Disponível em: http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc34_2/07-PE-53-11.pdf. Acesso em: 15 ago. 2020.

GONZALEZ DAITCHMANN, Julia. Se jogando na matemática com acitemtirap: o relato de uma experiência didática com o jogo. 2021. 76 f.

Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.

GRANDO, Regina Célia. O Conhecimento Matemático e o Uso de Jogos na Sala de Aula. 2000. 239 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade

Estadual de Campinas, Campinas, 2000.

NEVES, Jacqueline Peixoto; CAMPOS, Luciana Maria Lunardi; SIMÕES, Marcello Guimarães. Jogos como recurso didático para o ensino de

conceitos paleontológicos básicos aos estudantes do Ensino Fundamental. Terra Plural, Ponta Grossa, n. 2, p. 103-114, 2008.

SILVA, Aparecida Francisco da; KODAMA, Helia Matiko Yano. Jogos no ensino da Matemática. In: BIENAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE MATEMÁTICA, 2., 2004, Salvador. Anais [...] Salvador: Universidade Federal da Bahia, 2004. p. 1-19. Disponível em: http://www.bienasbm.ufba.br/OF11.pdf. Acesso em: 15 fev. 2021.

SOARES, Daniel Camacho Fonseca. Acitemtirap: um jogo para o ensino de sequências na educação básica. 2021. 83 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2021.

Published

2025-09-05

How to Cite

Acitemtirap: Um jogo de Progressão Aritmética. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/69130. Acesso em: 5 dec. 2025.