Arraiá Matemático

Autores

  • Mariana Vasconcelos Monteiro Leite
  • Natasha Cardoso Dias
  • Wanderley Moura Rezende

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Jogos Cooperativos, Arraiá Matemático

Resumo

O presente artigo é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso desenvolvido pela primeira autora, sob orientação dos outros dois autores. O objetivo foi desenvolver uma adaptação para o jogo Hanabi, chamada Arraiá Matemático, voltada para o ensino da matemática básica. Trata-se de um jogo cooperativo, no qual todos os participantes jogam juntos contra o próprio jogo, e não uns contra os outros. A proposta busca promover um ambiente lúdico e colaborativo, favorecendo o engajamento dos alunos e estimulando a aprendizagem de maneira divertida. Para auxiliar na aplicação do jogo em sala de aula, foi criada uma ficha de atividades e um material com orientações pedagógicas voltado aos professores. O Arraiá Matemático foi testado com alunos do Ensino Fundamental de uma escola particular, localizada em São Gonçalo (RJ), permitindo observar as estratégias utilizadas pelos estudantes durante a dinâmica, bem como os registros feitos nas fichas. Essa vivência foi essencial para validar o jogo como recurso didático e avaliar sua eficácia no processo de ensino-aprendizagem da matemática.

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Publicado

2025-09-05

Como Citar

Arraiá Matemático. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/69132. Acesso em: 5 dez. 2025.