Saltos Matemáticos
uma proposta do uso de jogos para o ensino de múltiplos, divisores e divisibilidade
Mots-clés :
Múltiplos e Divisores, Ensino Fundamental II, JogosRésumé
Neste artigo é apresentado uma proposta de atividade para sala de aula com o uso do jogo Saltos Matemáticos. O jogo Saltos Matemáticos foi desenvolvido para o estudo de múltiplos e divisores, divisibilidade e mínimo múltiplo comum. O Jogo Saltos Matemáticos foi experimentado com 9 alunos, sendo três do 7o ano, três do 8o ano e três do 9o ano. Observou-se que, em geral, os alunos não mobilizam esse conhecimento espontaneamente. Deste modo, é necessário que o professor planeje intervenções ao longo das partidas para auxiliar o aluno na mobilização de tais conhecimentos com o objetivo de construir uma estratégia vencedora.
Téléchargements
Références
GRANDO, Regina Célia. O conhecimento matemático e o uso de jogos em sala de aula. 2000. 239 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
GRANDO, Regina Célia. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo de ensino-aprendizagem da matemática. 175p. Dissertação
(Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.
MUNIZ, Cristiano Alberto. Brincar e jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.
MUNSTOCK, Ivete Andrade; BARCELLOS, Cátia Mirela de Oliveira. Uso de jogos como estratégia de ensino e aprendizagem na Matemática: estudo de funções quadráticas no 1o ano do Ensino Médio. REMAT: Revista Eletrônica da Matemática, Caxias do Sul, RS, v. 2, n. 1, p. 140-154, 2016.