Geometria acessível

produção de materiais didáticos para deficientes visuais

Autori

Parole chiave:

Desenho Geométrico, Educação Inclusiva, Materiais Didáticos Assistivos

Abstract

A presente publicação é um recorte da pesquisa em andamento do Trabalho de Conclusão de Curso da primeira autora, licencianda em Expressão Gráfica da Escola de Belas Artes (EBA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Este trabalho é dedicado a analisar e ampliar o leque de oportunidades para o aprendizado dos Desenhos Geométrico e Projetivo por deficientes visuais. A oficina pedagógica intitulada “O Desenho não visual: Experiências Táteis”, realizada em outubro de 2024, na II Semana das Licenciaturas EBA/UFRJ, foi aplicada a 11 (onze) estudantes de graduação e 1 (um) docente. Por meio de produção de materiais didáticos assistivos, o encontro propiciou uma experiência imersiva ao convidar os participantes a vendarem seus olhos e utilizar o tato como guia primário na compreensão dos objetos produzidos por seus colegas, dessa forma, democratizar o conhecimento gráfico e estimular os futuros docentes ao pensamento inclusivo. Finalizamos a oficina com um debate a respeito de suas impressões sobre a atividade e reflexões acerca do espaço que a educação inclusiva preenche dentro do fluxograma das Licenciaturas em Expressão Gráfica e Artes Visuais.

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Biografie autore

  • Yasmim Carolino Bora Marinho, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Licencianda em Expressão Gráfica. EBA/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

  • Mariane Brito Azevedo Borges, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    DSc em História das Ciências. HCTE/Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Riferimenti bibliografici

BORGES, M.B.A. Um ponto no Desenho para uma mudança na sua trajetória: o lugar e a relevância do Desenho Geométrico na formação escolar. Tese (Doutorado em História das Ciências). Programa de PósGraduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia, UFRJ. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: <https://www.hcte.ufrj.br/docs/teses/2020/mariane_brito_azevedo_borges.pdf> Acesso em: 12 set. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Ensino Fundamental – Anos Finais. Brasília, 2018. Acesso em: 30 de maio de 2023.

KOPKE, Regina Coeli Moraes. Geometria, desenho, escola e transdisciplinaridade: abordagens possíveis para a educação. Tese (Doutorado em Educação), Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2006.

SILVA, A. M. da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos. 1a edição. Curitiba: Editora Intersaberes, 2012.

Pubblicato

2025-05-29

Come citare

Geometria acessível: produção de materiais didáticos para deficientes visuais. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 1, n. 2, p. p.1–11, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/68001. Acesso em: 6 dec. 2025.