O uso de jogos no ensino a aprendizagem de Matemática

uma experiência na EJA

Authors

  • Mônica Souto da Silva Dias
  • Tairon Thales Batista Cabral

Keywords:

Educação de Jovens e Adultos, Jogos, Múltiplos e Divisores

Abstract

As dificuldades de ensino e aprendizagem de Matemática vivenciadas pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos carecem de investigações. Nesta investigação, escolheu-se o jogo Corrida da Divisibilidade como recurso metodológico para o estudo do conteúdo matemático múltiplos e divisores numa turma de 8 o ano da Educação de Jovens e Adultos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa cujo objetivo é investigar a contribuição da utilização de jogos na construção do conceito de múltiplos e divisores. Os instrumentos de coleta de dados foram um questionário com o objetivo de traçar o perfil dos alunos bem como conhecer a sua percepção da disciplina Matemática e averiguar seu conhecimento sobre múltiplos e divisores e os registros dos alunos ao responderem a ficha de atividades relacionada à situações do jogo. A análise dos dados indicou que o uso de jogos nas aulas de Matemática para as turmas da Educação de
Jovens e Adultos pode contribuir para a motivação dos alunos, para a interação entre eles que conduz a uma troca de ideias sobre conteúdos matemáticos envolvidos no jogo. Estas ações podem possibilitar a aprendizagem de múltiplos e divisores.

Downloads

Download data is not yet available.

References

FLÓRA, Mauro José dos Santos et al. Relação da Matemática e o exercício da cidadania. In: CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO

MATEMÁTICA, 13., 2011, Recife. Anais [...]. Recife: Ciaem, 2011. p. 1-8.

FONSECA, Maria da Conceição F. R. Educação matemática de jovens e adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

GRANDO, Regina Célia. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2008.

LUCKESI, Cipriano et al. Ludicidade e formação do educador.Revista Entreideias: Educação, Cultura E Sociedade, Salvador, [v. 3, n. 2], p. 13-23, 2014.

MENDES, L. O. R.; TROBIA, I. A. Jogos uma metodologia para o Ensino e Aprendizagem da Matemática. 2015. Documento de curso (Curso de curta duração ministrado/Extensão). [S.l.: s.n.].

Published

2025-09-05

How to Cite

O uso de jogos no ensino a aprendizagem de Matemática: uma experiência na EJA. Caderno Dá Licença, [S. l.], v. 2, n. 1, 2025. Disponível em: https://periodicos.uff.br/cadernodalicenca/article/view/69127. Acesso em: 6 dec. 2025.