@EXPLANA E COMPARTILHA: uma análise sobre processos de intimidação sistemática e produção de notícias falsas entre alunos (as) no espaço escolar
Résumé
O presente trabalho tem como objetivo apresentar situações de intimidação sistemática em meio virtual ocorridas entre jovens no ambiente escolar. Essas formas de violências e assédios são comumente apontados em documentos internacionais e na legislação nacional como cyberbullying, e, na atualidade tornou-se um fenômeno cada vez mais comum entre adolescentes e jovens; contudo, encobrem violências que devem ser denominadas em suas características como racismo, machismo, LGBTQIA+fobia, discriminação de classe, entre outros. O texto apresenta resultados parciais da pesquisa em curso na UFRRJ e utiliza como metodologia entrevistas realizadas com discentes de escolas públicas e notícias de jornais. Pelo exposto, considera-se a importância da orientação dos jovens para desenvolver a cidadania digital através de uma educação reflexiva e respeitosa, estimulando a participação ativa dos alunos nas discussões e intervenções institucionais, na produção de prevenção, orientação e mediação dos conflitos.
PALAVRAS CHAVES: Conflito, Internet, Explana, Cyberbullying, Escola.