O impacto da inteligência artificial na escrita acadêmica

Autores/as

  • Alice Marques Nicolao

Resumen

Este artigo explora o uso da Inteligência Artificial (IA), especificamente a ferramenta ChatGPT-4, na escrita acadêmica, com ênfase em seu possível impacto na propagação de políticas linguísticas e sua ação enquanto agente político. A partir da biografia trabalhada ao longo do semestre e de uma uma análise crítica do tema, no trabalho se aborda como a IA pode moldar a produção textual e as práticas discursivas, incluindo a sua influência na avaliação da linguagem, especialmente em relação a variações regionais de uso do espanhol em fenômenos como o laísmo, leísmo e loísmo (Martín, 2005). Además, se reflete sobre o conceito de letramento acadêmico, compreendido como práticas sociais de leitura e escrita que vão além de competências técnicas (Kleiman, 1995), bem como sobre as ideologias subjacentes ao que é considerado "escrever bem", frequentemente associado a padrões reguladores impostos por contextos acadêmicos (Lillis & Scott, 2007). Também se discute os desafios éticos e inclusivos relacionados ao uso dessas ferramentas no contexto universitário, destacando o papel das instituições de ensino na mediação do uso responsável da IA. Na pesquisa se propõe uma reflexão crítica alinhada à glotopolítica, perspectiva que reconhece o papel de todos os falantes na negociação e normalização linguística, indo além da intervenção de instâncias tradicionais, como os Estados e instituições educacionais (Zavala, 2020).
Palavras-chave: Letramento Acadêmico; Inteligência Artificial; Glotopolítica.

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Publicado

2025-08-14