Programação de computadores para melhoria da aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v1i3.12637Resumo
Estamos vivendo uma realidade onde a tecnologia invadiu todos os ambientes de trabalho, escolas, casas... O que temos hoje em termos de tecnologia , será obsoleto daqui 2, 3 anos, tamanha é a rapidez da evolução tecnológica. As opções de trabalho vão sofrer uma grande transformação. Segundo pesquisas, ainda não conhecemos a maioria das ocupações profissionais que existirão daqui a 10 anos.
Seguindo essa lógica e baseados nos resultados da escola em avaliações externas e internas, percebemos uma fragilidade dos alunos em relação ao desenvolvimento do raciocínio lógico e na interpretação de textos/dados. Os resultados das avaliações como SARESP e ENEM, trouxeram a consciência da necessidade de aprofundar conhecimentos nas áreas da matemática(resolução de problemas) e português (interpretação de textos/dados).
Pensamos em aliar a tecnologia, através da programação em computadores, para a melhoria da aprendizagem dos alunos, visando o desenvolvimento do raciocínio lógico e favorecendo também a interpretação de textos/dados. O Plano de empreendimento escolhido “Programação de computadores para melhoria da aprendizagem”, foi pensado a partir da necessidade de melhorar o raciocínio lógico e a criatividade dos alunos, através de situações-problema reais que necessitam de soluções.
Contamos com uma equipe de professores dinâmicos, com disposição para aprender e abertos à mudanças que favorecem a aprendizagem dos alunos.
Para a realização do Plano de Empreendimento, o valor solicitado ao edital será de R$ 23.891,95 destinados a compra de computadores, softwares, contratação de professor especializado em programação de computadores, treinamento de professores, despesas com material de consumo e serviços, despesas correntes e manutenção.
Esperamos contar com o apoio financeiro necessário para o desenvolvimento desse Plano de Empreendimento que tem como objetivo criar uma geração de pessoas confiantes e que possam controlar e manipular o mundo digital, em vez de apenas consumir passivamente o conteúdo.
Nos capítulos seguintes poderemos conhecer melhor o Plano de Empreendimento que já vislumbra os frutos desse trabalho promissor.
Acreditamos que a educação é fundamental para melhorar e desenvolver as pessoas em busca de um mundo melhor.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.