Células de aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v1i3.12638Resumo
O projeto em tela consiste basicamente em incorporar ao projeto de Monitoria Supervisionada os alunos de melhores resultados. Estes alunos deverão ser protagonistas do aprendizado de seus pares, àqueles que ao longo do processo demonstram dificuldades inerentes ao aprendizado da disciplina de Matemática.
Os recursos destinados à execução deste projeto serão utilizados em duas frentes. A primeira frente deverá prover ajuda de custo para alunos monitores. Desta forma, o protagonismo deste estudante se fará de maneira a gerar comprometimento e atingimento de suas metas. A segunda frente proverá ferramenta tecnológica, por meio da aquisição e disponibilização de Tablets que servirão como auxílio ao aprendizado da matemática, por meio de inúmeros aplicativos freewares disponíveis hoje, voltados exclusivamente para essa ação.
O monitoramento dos resultados será feito a partir dos resultados obtidos na aplicação e correção dos instrumentos de avaliação externos (SAERJ, SAERJINHO, PROVA BRASIL). Além disto, o monitoramento dos resultados de fluxo na unidade escolar, obtidos ao final de cada bimestre.
O foco não será apenas no resultado, estaremos atentos à capacidade de utilização do aprendizado numa visão mais ampla. O auxilio dos docentes se dará por meio de oficinas de aprofundamento, onde o objeto do estudo será a prática da matemática e suas aplicações cotidianas.
Para a execução desta proposta o investimento nos próximos 24 meses ficará na ordem de 90 mil reais, envolvendo 40 alunos do ensino Fundamental II e 3 professores. Os resultados esperados são os seguintes:
1) Adesão de alunos monitores ao projeto;
2) Aumento do índice de aprovação para o Ensino Fundamental II para 70% dos alunos no primeiro ano;
3) Aumento do IDEB e IDERJ em 30%.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.