Educação empreendedora: avanços e desafios
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v6i3.12767Resumo
A educação empreendedora (EE) é um tema de destaque para pensar os currículos das Escolas de Administração e o desenvolvimento da sociedade como um todo. No entanto, ainda não dispomos de uma visão atual e consolidada sobre a EE: os conhecimentos ainda são fragmentados e dispersos. O objetivo deste artigo é sistematizar um entendimento atualizado e integrado dos conhecimentos produzidos sobre EE. A análise de material publicado (artigos, livros, teses, dissertações) e de documentos institucionais (de centros de pesquisa e ensino do empreendedorismo) permitiu a categorização de institucionalidades, focos e de pedagogias de EE. Os resultados da pesquisa demonstram que as instituições de EE possuem uma predominância do plano de negócios como pedagogia. Os conteúdos ministrados nas disciplinas de empreendedorismo têm um perfil preocupado com a formação de habilidades, competências empreendedoras e intenção empreendedora. Diante desta análise, propomos e discutimos três desafios e perspectivas para a EE: (a) o contexto da economia criativa e cultural; (b) o conceito do empreendedorismo como prática, processo e construção social, (c) a pedagogia da aprendizagem baseada na prática.
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