Alianças estratégicas: revisão de literatura de 2007 a 2017
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v6i3.13288Resumo
As últimas décadas apresentaram um crescimento vertiginoso da pesquisa em alianças estratégicas, espelhando um fenômeno mundial de empresas buscando parcerias para fazer frente a mercados cada vez mais competitivos e globalizados. No entanto, esse aumento considerável da produção acadêmica tem como consequência a fragmentação da literatura, tornando árdua a tarefa do pesquisador em acessar o conhecimento acumulado na área. Embora existam revisões de literatura na área, estas são bibliometrias ou meta-revisões, com pouca análise sobre o estado-da-arte no tema. O presente estudo teve como objetivo preencher essa lacuna, realizando uma revisão da produção acadêmica recente sobre alianças estratégicas. Foram analisados 113 artigos das áreas de administração e negócios publicados entre 2007 e 2017 com enfoque em alianças. A revisão desses artigos permitiu a construção de um panorama sobre a pesquisa em alianças no que tange às motivações para sua formação, às formas de governança e ao desempenho, com levantamento de tendências e sugestões para pesquisas futuras.Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), sempre com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
Authors retain the copyright and grant the journal the right of first publication with simultaneously license under the Creative Commons Attribution License, permitting sharing the paper with acknowledgment of its first publication in this journal.
Authors are allowed to take additional contracts for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (eg, publish in institutional repository or publish as a chapter of a book), always with an acknowledgment of its initial publication in this journal.