Planejamento Estratégico: startup de soluções tecnológicas de idioma

Autores

  • Leonardo Teixeira Professor de Administração e Empreendedorismo no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Itajaí.

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v6i3.27177

Resumo

O planejamento estratégico é uma ferramenta poderosa para nortear o desenvolvimento das empresas, permitindo ganho de competitividade explorando seus pontos fortes e fracos e apresentando possíveis oportunidades e ameaças que possam ocorrer ao longo do seu desenvolvimento. Com o planejamento estratégico é possível determinar objetivos e metas que serão pontos chaves na construção de um de crescimento saudável para a empresa. Em um cenário de instabilidade surgem as startups, que buscam adquirir essas vantagens competitivas e se estabelecer no mercado. Neste sentido de instabilidade, os modelos tradicionais de planejamento não se aplicam por completo no ecossistema das startups. Assim, o objetivo geral deste artigo consiste em avaliar uma metodologia de planejamento estratégico para uma startup, a qual é responsável por uma tecnologia inovadora no ramo de soluções tecnológicas para o setor educacional de idiomas, levando em consideração as particularidades desta empresa. O estudo deste artigo baseia-se na metodologia de Maximiano, por meio de uma abordagem qualitativa e de uma pesquisa descritiva e exploratória, levando em consideração as particularidades, apontadas por Ries, inerentes às startups. Esta metodologia permitiu uma análise criteriosa das características inerentes da empresa pesquisada, utilizando-se da Matriz SWOT para identificar pontos fracos, fortes, oportunidades e ameaças e da ferramenta SMART na proposição dos objetivos, metas e ações. E foi possível concluir que o planejamento estratégico é fundamental para a concepção e aperfeiçoamento das startups, porém as atuais metodologias de formulação de planejamento estratégico estão “engessadas” a estruturas mais complexas e coorporativas. Ou seja, há necessidade de se desenvolver modelos mais dinâmicos e ágeis, voltados à pessoas não especializadas com foco no curto prazo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Teixeira, Professor de Administração e Empreendedorismo no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Itajaí.

Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade do Vale do Itajaí (2016). Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica (2018). Bacharel em Administração Pública pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2012). Professor de Administração e Empreendedorismo no Instituto Federal de Santa Catarina - Campus Itajaí.

Downloads

Publicado

2019-01-06

Edição

Seção

Artigos Profissionais