Empreendedorismo feminino no Brasil: teorias, políticas e tendências
DOI:
https://doi.org/10.32888/cge.v6i3.27311Resumo
Neste estudo, pretendeu-se esboçar as principais contribuições teóricas nacionais relativas ao empreendedorismo feminino, inserindo-as na perspectiva da realidade verificada pelos números e por estudos de nível mundial, que apontam algumas tendências e perspectivas sobre o tema. A partir disso, foi construída uma breve análise de como está o movimento empreendedor feminino no Brasil. Para dar conta do proposto, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental de importantes perspectivas mundiais. Até que se chegasse aos dados do caso brasileiro, percorreu-se uma análise teórica dos principais e recentes estudos sobre o tema no Brasil. Foram utilizadas, também, algumas pesquisas comparadas a outros países, bem como um breve relato das principais ações de apoio ao empreendedorismo feminino. Por fim, com uma análise exploratória de dados, foram traçadas algumas tendências e aplicações das teorias verificadas com base nos dados postos. O presente trabalho está estruturado em seis seções, a saber: introdução; empreendedorismo feminino no mundo, na América Latina e no Brasil; perspectivas atuais e contribuições teóricas no Brasil; políticas e programas de apoio; tendências e rumos; conclusão. Por resultados, verificou-se que o empreendedorismo no Brasil enfrenta fortes desigualdades, porém é sustentado pela força empreendedora da mulher brasileira, força esta que merece novos estudos, para que o cenário seja melhor exposto e delineado.
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