Empreendedorismo feminino no Brasil: teorias, políticas e tendências

Autores

  • Juliana Soares da Silva
  • Michel Frank Sullivan dos Santos Tavares
  • Djanires Lageano Neto de Jesus
  • Higya Alessandra Merlin Unigran Capital

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v6i3.27311

Resumo

Neste estudo, pretendeu-se esboçar as principais contribuições teóricas nacionais relativas ao empreendedorismo feminino, inserindo-as na perspectiva da realidade verificada pelos números e por estudos de nível mundial, que apontam algumas tendências e perspectivas sobre o tema. A partir disso, foi construída uma breve análise de como está o movimento empreendedor feminino no Brasil. Para dar conta do proposto, realizou-se um levantamento bibliográfico e documental de importantes perspectivas mundiais. Até que se chegasse aos dados do caso brasileiro, percorreu-se uma análise teórica dos principais e recentes estudos sobre o tema no Brasil. Foram  utilizadas, também, algumas pesquisas comparadas a outros países, bem como um breve relato das principais ações de apoio ao empreendedorismo feminino. Por fim, com uma análise exploratória de dados, foram traçadas algumas tendências e aplicações das teorias verificadas com base nos dados postos. O presente trabalho está estruturado em seis seções, a saber: introdução; empreendedorismo feminino no mundo, na América Latina e no Brasil; perspectivas atuais e contribuições teóricas no Brasil; políticas e programas de apoio; tendências e rumos; conclusão. Por resultados, verificou-se que o empreendedorismo no Brasil enfrenta fortes desigualdades, porém é sustentado pela força empreendedora da mulher brasileira, força esta que merece novos estudos, para que o cenário seja melhor exposto e delineado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Soares da Silva

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Especialista em Gestão e Liderança Estratégica pela Faculdade Unigran Capital.

Michel Frank Sullivan dos Santos Tavares

Graduado em Psicologia pela Universidade Católica Dom Bosco; Especialista em Gestão e Liderança Estratégica pela Faculdade Unigran Capital.

Djanires Lageano Neto de Jesus

Graduado em Turismo pela Universidade Católica Dom Bosco; Graduado em Administração e Especialista em Gestão Empreendedora de Negócios pelo Centro Universitário da Grande Dourados; Mestre em Geografia/Desenvolvimento Regional pelaUniversidade Federal de Mato Grosso do Sul; Doutor em Geografia/Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Paraná; Professor dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade Unigran Capital e da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Higya Alessandra Merlin, Unigran Capital

Graduada em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Graduada em Administração pela Faculdade Unigran Capital; Especialista em Administração Pública pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade Nove de Julho. Professora do curso de Administração da Faculdade Unigran Capital.

 

Downloads

Publicado

2019-01-06

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos