Percepções e usos dos espaços de Shopping Centers: um estudo na cidade de Maringá

Autores

  • Lisiane Mattielo Bevilacqua Universidade Estadual de Maringá
  • Maiara Moura da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Josiane Silva de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Administração
  • Tales Tadaki Nakata Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v6i3.27455

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções de usuários e trabalhadores sobre o espaço dos shoppings centers. Consideramos que os shoppings centers são espaços híbridos por conjugarem a comercialização de diferentes produtos e serviços produzindo diferentes experiências para quem consume nestes espaços e para quem trabalha nos mesmos. O conceito de percepção é apresentado a partir do entendimento que este ocorre a partir de diferentes estímulos dos sentidos que são compreendidos e interpretados pelas pessoas. A pesquisa de campo foi realizada em um shopping center localizado na cidade de Maringá, Paraná. Foram entrevistadas dez pessoas, sendo cinco consumidores e cinco trabalhadores destes shoppings por meio de um roteiro estruturado de perguntas sobre o uso dos espaços da organização pesquisada. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo a partir de três categorias, sendo estas: ocupação do espaço, localização e conforto. Os resultados da pesquisa indicam que os shoppings centers são espaços de lazer, mais do que de consumo de produtos, porém quanto maior a percepção de regulação do tempo nesse espaço, menor é essa percepção de lazer sobre o shopping center e as percepções do ambiente interno do shopping tem relação direta com o tipo de grupo social que faz uso desse espaço.

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Biografia do Autor

Lisiane Mattielo Bevilacqua, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá

Maiara Moura da Silva, Universidade Estadual de Maringá

Graduanda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá

Josiane Silva de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Administração

Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Tales Tadaki Nakata, Universidade Estadual de Maringá

Graduando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá

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Publicado

2019-01-06

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos