Percepções e usos dos espaços de Shopping Centers: um estudo na cidade de Maringá

Autores

  • Lisiane Mattielo Bevilacqua Universidade Estadual de Maringá
  • Maiara Moura da Silva Universidade Estadual de Maringá
  • Josiane Silva de Oliveira Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Administração
  • Tales Tadaki Nakata Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v6i3.27455

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender as percepções de usuários e trabalhadores sobre o espaço dos shoppings centers. Consideramos que os shoppings centers são espaços híbridos por conjugarem a comercialização de diferentes produtos e serviços produzindo diferentes experiências para quem consume nestes espaços e para quem trabalha nos mesmos. O conceito de percepção é apresentado a partir do entendimento que este ocorre a partir de diferentes estímulos dos sentidos que são compreendidos e interpretados pelas pessoas. A pesquisa de campo foi realizada em um shopping center localizado na cidade de Maringá, Paraná. Foram entrevistadas dez pessoas, sendo cinco consumidores e cinco trabalhadores destes shoppings por meio de um roteiro estruturado de perguntas sobre o uso dos espaços da organização pesquisada. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo a partir de três categorias, sendo estas: ocupação do espaço, localização e conforto. Os resultados da pesquisa indicam que os shoppings centers são espaços de lazer, mais do que de consumo de produtos, porém quanto maior a percepção de regulação do tempo nesse espaço, menor é essa percepção de lazer sobre o shopping center e as percepções do ambiente interno do shopping tem relação direta com o tipo de grupo social que faz uso desse espaço.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Lisiane Mattielo Bevilacqua, Universidade Estadual de Maringá
    Graduanda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá
  • Maiara Moura da Silva, Universidade Estadual de Maringá
    Graduanda em Administração pela Universidade Estadual de Maringá
  • Josiane Silva de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-graduação em Administração
    Doutora em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Tales Tadaki Nakata, Universidade Estadual de Maringá
    Graduando em Administração pela Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2019-01-06

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos