A aprendizagem empreendedora e seus diversos campos teóricos de pesquisa sobre o empreendedor

Autores

  • Marcelo Roger Meneghatti UNIOESTE-Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0002-5736-4230
  • Lucilene De Paula Clemente UNINOVE - Universidade Nove de Julho
  • Alessandra Demite Gonçalves de Freitas UNINOVE - Universidade Nove de Julho
  • Leticia Oliveira dos Ouros

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar como a aprendizagem empreendedora se manifesta nos diversos campos teóricos dos artigos brasileiros. Foi realizada uma análise de conteúdo com uma base montada com artigos nacionais com o tema de aprendizagem empreendedora. Para apoiar estas análises foi utilizado o software Iramuteq, e realizado análises de Dendograma e de Similitude das palavras dos textos selecionados. Os resultados apontaram quatro classes caracterizadas por temas aonde a aprendizagem empreendedora vem sendo investigada. Como contribuições são apontados constructos teóricos influenciados pelo tema aprendizagem empreendedora, sendo eles: Ensino do empreendedorismo; Formação de competência; O sujeito empreendedor; Empreendedorismo social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Roger Meneghatti, UNIOESTE-Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE - SP. Mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE Campus de Marechal Cândido Rondon-PR. Professor colaborador do colegiado de Administração pela UNIOESTE, Campus de Cascavel-PR.

Alessandra Demite Gonçalves de Freitas, UNINOVE - Universidade Nove de Julho

Doutora e Mestre em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE

Leticia Oliveira dos Ouros

Programa de Mestrado em Administração (PPGA)/ Universidade Nove de Julho – São Paulo/São Paulo, Brasil.

Downloads

Publicado

2020-11-24

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos