Não sei se vou, ou se fico: dilemas determinantes entre ser ou não ser um centro universitário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v8i3.46966

Resumo

Este caso relata a trajetória de um empreendedor destemido que identificou, em meio às dificuldades de uma cidade no interior do Ceará, a oportunidade de fundar em 2007 uma Instituição de Ensino Superior, que vem apresentando indicadores que contribuem para superar tais desafios e se colocar no mapa da Educação do Brasil, tornando-se um Centro Universitário. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas com o fundador professor Luciano Feijão e o suporte de documentos fornecidos pela instituição educacional. Sugere-se que o caso seja utilizado em curso de graduação em Administração ou áreas afins, especificamente nas disciplinas de Empreendedorismo, Tomada de decisão e Processo decisório. Justifica-se o uso do caso nessas disciplinas por estimular os alunos a refletir e relacionar o contexto teórico com a prática gerencial a partir de uma análise sobre os comportamentos, perfil e características empreendedoras, e a capacidade de tomada de decisão do gestor que atua em um segmento altamente competitivo de mais oferta que demanda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonia Márcia Rodrigues Sousa, Universidade Federal do Ceará - UFC/Professora Adjunta I do Programa Graduação em Ciências Económicas

Doutora em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Especialista em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Gama Filho - UVGF. Graduação em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Professora Adjunta I do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Ceará - Campus Sobral.

Ruan Carlos dos Santos, Centro Universitário UNIAVAN/ Professor e Tutor UNIVALI/Doutorando em Administração

Doutorando em Administração pela UNIVALI. Mestre em Administração de Empresas pela UNIVALI. Especialista em Metodologia de Ensino de Filosofia e Sociologia pela FCV. Especialista em Gestão Empresarial pela FAPAG. Especialista em EAD e Metodologia Superior pela UNISOCIESC. Licenciatura em Filosofia e Ciências Sociais pela FAERPI.
Bacharelando em Administração pela UFSC. Bacharel em Teologia pela FACASC. Bacharel em Filosofia pela UNISUL
Membro do Grupo. Estudos de Estratégia e Performance (GEEP) do CNPQ / UNIVALI

Downloads

Publicado

2020-11-24

Edição

Seção

Caso para ensino