Gestão de conflitos e comunicação organizacional

Um estudo empírico em instituições públicas de ensino

Autores

  • Adilson Vagner Oliveira INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO
  • Taisa Gabrieli Pereira Pizzoni Instituto Federal de Mato Grosso – Tangará da Serra/MT, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v9i2.47665

Resumo

Os conflitos são praticamente inevitáveis e podem ocorrer em diferentes ambientes da vida social, familiar e organizacional. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo investigar os fatores que influenciam a gestão de conflitos em instituições públicas de ensino, a fim de reconhecer padrões de comportamento organizacional e identificar as ferramentas que são utilizadas pelos servidores na gestão diante dos conflitos. Em termos metodológicos, a pesquisa é caracterizada pela natureza qualitativa, realizada por meio de questionário on-line com 20 gestores de instituições de ensino. Os resultados apontam que a comunicação tem sido a principal fonte de conflitos existentes nas instituições públicas, gerando conflitos de relacionamentos normalmente não mediados pelos gestores por ausência de conhecimento técnico para lidar com as relações interpessoais, além da sobrecarga de tarefas em consequência da falta de servidores que acarretam desmotivação e adoecimento institucional.

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Publicado

2021-10-13

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos