A sustentabilidade como fator de competitividade nas micro e pequenas empresas: um projeto competitivo utilizando ferramentas sustentáveis.

Autores

  • Antonio Tavares costa Universidade Federal do Amapá
  • Elliarllen Patrick Alves FAMA
  • Claudia Borges Bastos FAMA
  • Ivanildo da Silva Feitosa FAMA

DOI:

https://doi.org/10.32888/cge.v4i3.12696

Resumo

A competitividade entre as organizações empresariais esta a cada dia mais acirrada, obter uma vantagem com relação às outras é o que muitas buscam, porem sem um planejamento estratégico elaborado de forma que venha a gerar lucro e agregar valor a marca, não se pode obter tal vantagem. Superar a concorrência utilizando metodologias e recursos que hoje estão disponíveis e acessíveis para toda e qualquer empresa, é um desafio que muitas dessas ainda não conhecem e acabam por fazer parte de uma estatística onde muitas empresas fecham suas portas em menos de dois anos. Hoje a preocupação com o planeta e a sustentabilidade esta em foco, e as empresas sabendo utilizar dessa metodologia, podem começar a se tornar mais competitivas utilizando metodologias sustentáveis, sabendo utilizar os recursos e matérias primas de uma melhor forma onde essa empresa poderá obter um lucro e assim superar a concorrência. Utilizar metodologias sustentáveis é um elemento que faz com que toda empresa seja superior a soma das unidades dos negócios concorrentes, pois assim poderá a mesma ganhar mercado e ao mesmo tempo fidelizar e encantar clientes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antonio Tavares costa, Universidade Federal do Amapá
    Professor Doutor da Universidade Federal do Amapá
  • Elliarllen Patrick Alves, FAMA
    Pós Graduado em Gestão de Projetos
  • Claudia Borges Bastos, FAMA
    Pós Graduada em Gestão de Projetos
  • Ivanildo da Silva Feitosa, FAMA
    Pós Graduado em Gestão de Projetos

Downloads

Publicado

2017-03-29

Edição

Seção

Artigos Acadêmicos