O jornalismo do bem: Revisitando a pauta da responsabilidade social empresarial
Palavras-chave:
Discursos jornalísticos, responsabilidade social, jornalismo do bemResumo
Este artigo busca discutir como se dá a transformação do enfoque atribuído atemas como pobreza, marginalidade, favela, a partir da inserção dos projetos deresponsabilidade social empresarial no noticiário nacional, que é por muitosconsiderado como o “jornalismo do Bem” - aquele que só trata de boas notícias. Oespírito público da iniciativa privada é um dos axiomas da nossa época, consolidadonum movimento de intervenção social – a responsabilidade social empresarial. Estediscurso migrou do círculo restrito do ambiente corporativo para ser apreendido pelosveículos de comunicação de massa, que criaram produtos específicos para abordá-lo. Aanálise de jornais, revistas e programas de rádio que produzem notícias sobre o temaaponta ser esse um processo de legitimação da estratégia das empresas. enquanto atoressociais que se auto-atribuem um papel essencial no cenário de reorganização da agendadas políticas públicas brasileiras.Downloads
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Publicado
2007-10-21
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Seção
Artigos
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