O jornalismo do bem: Revisitando a pauta da responsabilidade social empresarial
Mots-clés :
Discursos jornalísticos, responsabilidade social, jornalismo do bemRésumé
Este artigo busca discutir como se dá a transformação do enfoque atribuído atemas como pobreza, marginalidade, favela, a partir da inserção dos projetos deresponsabilidade social empresarial no noticiário nacional, que é por muitosconsiderado como o “jornalismo do Bem” - aquele que só trata de boas notícias. Oespírito público da iniciativa privada é um dos axiomas da nossa época, consolidadonum movimento de intervenção social – a responsabilidade social empresarial. Estediscurso migrou do círculo restrito do ambiente corporativo para ser apreendido pelosveículos de comunicação de massa, que criaram produtos específicos para abordá-lo. Aanálise de jornais, revistas e programas de rádio que produzem notícias sobre o temaaponta ser esse um processo de legitimação da estratégia das empresas. enquanto atoressociais que se auto-atribuem um papel essencial no cenário de reorganização da agendadas políticas públicas brasileiras.Téléchargements
Les données sur le téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié-e
2007-10-21
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).