A construção da moda através do não consumo: o blog Um ano sem Zara
Palavras-chave:
Cibercultura, Blog, Moda, ConsumoResumo
A inovação permanente compõe, com a sedução e a estilização, as três lógicas da moda, segundo Lipovetsky e Serroy. Partindo dessa premissa, este artigo se propõe a analisar o blog Um Ano Sem Zara, criado por uma blogueira, consumidora de moda, que se propôs a não comprar nada durante um ano e divulgar esse procedimento na rede. Por meio do estudo das publicações do blog e considerando a lógica do fenômeno moda, o objetivo do texto é perceber como a moda está sendo construída, considerando o fator de negação ao consumo. Ao expor a renovação permanente retomando modas passadas, propagando o uso de roupas, acessórios e outros produtos e também incentivando estilos de vida e comportamentos, o blog Um Ano Sem Zara redimensiona uma ideia sobre a moda, atualizando-se, de maneira contraditória, por um outro tipo de consumo.
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