A construção da moda através do não consumo: o blog Um ano sem Zara
Mots-clés :
Cibercultura, Blog, Moda, ConsumoRésumé
A inovação permanente compõe, com a sedução e a estilização, as três lógicas da moda, segundo Lipovetsky e Serroy. Partindo dessa premissa, este artigo se propõe a analisar o blog Um Ano Sem Zara, criado por uma blogueira, consumidora de moda, que se propôs a não comprar nada durante um ano e divulgar esse procedimento na rede. Por meio do estudo das publicações do blog e considerando a lógica do fenômeno moda, o objetivo do texto é perceber como a moda está sendo construída, considerando o fator de negação ao consumo. Ao expor a renovação permanente retomando modas passadas, propagando o uso de roupas, acessórios e outros produtos e também incentivando estilos de vida e comportamentos, o blog Um Ano Sem Zara redimensiona uma ideia sobre a moda, atualizando-se, de maneira contraditória, por um outro tipo de consumo.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).