O acontecimento em novas estratégias de autenticação televisiva

Autores

  • Carlos Alberto Carvalho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Leandro Rodrigues Lage Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Acontecimento, Televisão, Autenticação, Narrativa.

Resumo

A proposta do trabalho é explorar o apelo aos personagens e o crescente uso de imagens amadoras como estratégias do dispositivo televisivo para narrar e autenticar acontecimentos. Pressupomos que essas operações teriam relação com o poder hermenêutico do acontecimento e com sua passibilidade. Tais estratégias são indicadoras de novos modos de se compreender o acontecimento no que se refere a não considerá-lo apenas como o referente a partir do qual as mídias nos dão conta do que ocorre no mundo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Alberto Carvalho, Universidade Federal de Minas Gerais

Professor do Departamento de Comunicação Social da UFMG, na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação, onde desenvolve pesquisa sobre jornalismo, Aids e Homofobia, com financiamento da Pró-Reitoria de Pesquisa da UFMG e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais.

Leandro Rodrigues Lage, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UFMG, com especialização em Comunicação: Imagens e Culturas Midiáticas pela mesma instituição. Pesquisador do Núcleo de Estudos Tramas Comunicacionais. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES.

Referências

ARQUEMBOURG, J. Entre fato e sentido: contar o acontecimento. Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, n. 6. Lisboa: ISCTE, 2005.

BRASIL, A. Formas de vida na imagem: da indeterminação à inconstância. In: Encontro da Compós, 19, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2010.

BRASIL, A; MIGLIORIN, C. A gestão da autoria: anotações sobre ética, política e estética das imagens amadoras. Ciberlegenda, n. 22. Rio de Janeiro: UFF, 2010.

CHARAUDEAU, P. Informar em que circunstâncias? In: CHARAUDEAU, P. O discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.

COMOLLI, J.L. Estudos em Toulouse: representação, mise-en-scène e mediatização. In: COMOLLI, J.L. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.

DEBRAY, R. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.

DEWEY, J. Tendo uma experiência. In: LEME, M (Org.). Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

DUARTE, E. B. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.

ECO, U. Tevê: a transparência perdida. In: ECO, U. (Org.). Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

FAHLE, O. Estética da televisão: Passos rumo a uma teoria da imagem da televisão. In: GUIMARÃES, C.; LEAL, B. S.; MENDONÇA, C. C. (Orgs). Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

FRANÇA, V.; ALMEIDA, M. O caso Fernanda Karina: as potencialidades do acontecimento. In: Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação e da Informação, 7, 2006, Echirolles. Anais... Echirolles: Université Stendhal-Grenoble III, 2006.

GUIMARÃES, C; LEAL, B. S. Experiência estética e experiência mediada. Intexto, v. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2008.

JOST, F. Seis lições sobre a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004.

LEAL, B. S. Telejornalismo e autenticação do real. E-Compós, v. 11. Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2008.

LEAL, B. S.; VALLE, F. P. Informação e imagem no telejornalismo. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 32, n. 1. São Paulo: Intercom, 2009.

MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2003.

MARTINS, N. Informação na TV: a estética do espetáculo. In DUARTE, E. B.; CASTRO, M. (Orgs.). Televisão: entre o mercado e a academia. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.

QUÉRÉ, L. Entre o facto e o sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, n. 6. Lisboa: ISCTE, 2005.

RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In: TRAQUINA. Nelson. Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.

SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. São Paulo: Nova Fronteira, 2008.

SIMÕES, P. G. A potencialidade do conceito de acontecimento para a análise da imagem pública das celebridades: Ronaldo, o Fenômeno, e seu casamento com Daniella Cicarelli. In: Encontro da Compós, 19, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2010.

Downloads

Publicado

2013-02-05