O acontecimento em novas estratégias de autenticação televisiva
Mots-clés :
Acontecimento, Televisão, Autenticação, Narrativa.Résumé
A proposta do trabalho é explorar o apelo aos personagens e o crescente uso de imagens amadoras como estratégias do dispositivo televisivo para narrar e autenticar acontecimentos. Pressupomos que essas operações teriam relação com o poder hermenêutico do acontecimento e com sua passibilidade. Tais estratégias são indicadoras de novos modos de se compreender o acontecimento no que se refere a não considerá-lo apenas como o referente a partir do qual as mídias nos dão conta do que ocorre no mundo.Téléchargements
Références
ARQUEMBOURG, J. Entre fato e sentido: contar o acontecimento. Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, n. 6. Lisboa: ISCTE, 2005.
BRASIL, A. Formas de vida na imagem: da indeterminação à inconstância. In: Encontro da Compós, 19, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2010.
BRASIL, A; MIGLIORIN, C. A gestão da autoria: anotações sobre ética, política e estética das imagens amadoras. Ciberlegenda, n. 22. Rio de Janeiro: UFF, 2010.
CHARAUDEAU, P. Informar em que circunstâncias? In: CHARAUDEAU, P. O discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
COMOLLI, J.L. Estudos em Toulouse: representação, mise-en-scène e mediatização. In: COMOLLI, J.L. Ver e poder. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2008.
DEBRAY, R. Vida e morte da imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.
DEWEY, J. Tendo uma experiência. In: LEME, M (Org.). Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
DUARTE, E. B. Televisão: ensaios metodológicos. Porto Alegre: Sulina, 2004.
ECO, U. Tevê: a transparência perdida. In: ECO, U. (Org.). Viagem na irrealidade cotidiana. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
FAHLE, O. Estética da televisão: Passos rumo a uma teoria da imagem da televisão. In: GUIMARÃES, C.; LEAL, B. S.; MENDONÇA, C. C. (Orgs). Comunicação e experiência estética. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.
FRANÇA, V.; ALMEIDA, M. O caso Fernanda Karina: as potencialidades do acontecimento. In: Colóquio Brasil-França de Ciências da Comunicação e da Informação, 7, 2006, Echirolles. Anais... Echirolles: Université Stendhal-Grenoble III, 2006.
GUIMARÃES, C; LEAL, B. S. Experiência estética e experiência mediada. Intexto, v. 2. Porto Alegre: UFRGS, 2008.
JOST, F. Seis lições sobre a televisão. Porto Alegre: Sulina, 2004.
LEAL, B. S. Telejornalismo e autenticação do real. E-Compós, v. 11. Brasília: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2008.
LEAL, B. S.; VALLE, F. P. Informação e imagem no telejornalismo. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 32, n. 1. São Paulo: Intercom, 2009.
MACHADO, A. A televisão levada a sério. São Paulo: Senac, 2003.
MARTINS, N. Informação na TV: a estética do espetáculo. In DUARTE, E. B.; CASTRO, M. (Orgs.). Televisão: entre o mercado e a academia. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006.
QUÉRÉ, L. Entre o facto e o sentido: a dualidade do acontecimento. Trajectos - Revista de Comunicação, Cultura e Educação, n. 6. Lisboa: ISCTE, 2005.
RODRIGUES, Adriano Duarte. O acontecimento. In: TRAQUINA. Nelson. Jornalismo: questões, teorias e “estórias”. Lisboa: Vega, 1993.
SIBILIA, Paula. O show do eu: a intimidade como espetáculo. São Paulo: Nova Fronteira, 2008.
SIMÕES, P. G. A potencialidade do conceito de acontecimento para a análise da imagem pública das celebridades: Ronaldo, o Fenômeno, e seu casamento com Daniella Cicarelli. In: Encontro da Compós, 19, 2010, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação, 2010.
Téléchargements
Publié-e
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).