Editorial
Resumo
Este número é centrado no debate de um tema ainda embrionário no campo da comunicação no Brasil: acultura fã. Os dez artigos que compõe esta edição trazem várias perspectivas sobre o tema, com especialênfase no contexto da popularização das mídias digitais. Os autores participantes analisam os maisdiversos objetos de fandom: programas televisivos; discos de vinil; comunidades na internet; esportes;celebridades; entre outros. A pluralidade e riqueza das contribuições também podem ser percebidas nosdebates que elas suscitam. Questões ligadas à gênero; cidadania cultural; construção de comunidade;ativismo on-line; disputas subculturais; novas formas de produção e consumo midiático estão presentesneste número, que contou com autores nacionais e internacionais.Salientamos também que esta edição é aberta com uma importante discussão que examina formas depoder e resistência entre fãs, assim como suas limitações, presente no livro Fan: The Mirror of Consumption,de Cornel Sandvoss, que foi adaptada e atualizada pelo autor especialmente para Ciberlegenda.Apresentamos ainda, na Estação Transmídia, a colaboração de convidados que, utilizando material dediversas naturezas e suportes, debatem o tema central desta edição.Agradecemos a colaboração de todos os autores que participaram deste número, destacando maisuma vez o importante trabalho da equipe editorial e dos pareceristas.
Atenciosamente,Felipe Muanis e Bruno CampanellaCoordenadores da Equipe Editorial
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).