O resgate do vinil: Uma análise do mercado atual e dos colecionadores na cidade do Rio de Janeiro

Autores

  • Débora Gauziski de Figueredo Bueno Programa de Pós-graduação em Comunicação/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Música, Vinil, Colecionismo, Materialidade

Resumo

O presente trabalho tem o intuito de analisar a cultura dos colecionadores de discos de vinil da cidade do Rio de Janeiro na atualidade. Nesse artigo, exponho aspectos relacionados ao consumo de discos novos e usados, dentro de uma cultura da convergência (JENKINS, 2008). Também serão abordadas as questões do colecionismo, da materialidade do formato e os resultados da observação participante em locais relacionados ao vinil (bancas de rua e lojas) e das entrevistas com colecionadores e vendedores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Gauziski de Figueredo Bueno, Programa de Pós-graduação em Comunicação/ Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Uerj, na linha de pesquisa “Tecnologias da Comunicação e Cultura”, com bolsa da Capes. Jornalista, especialista em Jornalismo Cultural (FCS/ UERJ). Membro do Grupo de Pesquisa “Regimes de visibilidade: a construção da visualidade da fotografia contemporânea” (FCS/UERJ), cadastrado no CNPq.

Referências

ANDERSON, Chris. A cauda longa: do mercado de massa para o mercado de nicho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BOLTER, J; GRUISIN, D. Remediation: Understanding New Media . EUA, MIT Press, 2000.

DE MARCHI, Leonardo . A Angústia do Formato: uma História dos Formatos Fonográficos. E-Compós (Brasília), Internet, v. 2, p. 1-19, 2005.

GUMBRECHT, Hans. Produção de presença: o que o sentido não consegue transmitir. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2010.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HERSCHMANN, Michael; SANMARTIN, Cintia. Territorialidades sônicas e re-significação de espaços do Rio de Janeiro. Logos, 2011. n. 2, v.18, 2012.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da UNICAMP, 2003.

PAIVA, Eduardo. Música e tecnologia, do vinil ao MP3. In: Contemporânea (Bahia), UFBA, n.1, v. 10, p. 80-98, 2012.

ROLLING STONE. Discografia em vinil do Los Hermanos ganha nova tiragem. Rolling Stone, São Paulo, 26 mai. 2012. Online. Disponível em: <http://rollingstone.com.br/noticia/discografia-completa-de-findelos-hermanos-e-prensada-em-vinil/>.

SÁ, Simone Pereira. A música na era de suas tecnologias de reprodução. E-Compós, v.6, 2006, p. 1-19.

________________. O CD Morreu? Viva o vinil! In: PERPETUO, Irineu; SILVEIRA, Sérgio (orgs.) O futuro da música depois da morte do CD. São Paulo: Momento Editorial, 2009a.

STERNE, Jonathan. The Audible Past: Cultural Origins of Sound Reproduction. Durham & London. Duke University Press, 2003.

THORNTON, Sarah. Club Cultures. Hannover: Wesleyan University Press, 1996.

UOL. Vinil raro do Sex Pistols é vendido por quase US$ 20 mil em leilão virtual. UOL, São Paulo, 11 Jun. 2012. Online. Disponível em: <http://musica.uol.com.br/noticias/redacao/2012/06/11/vinil-raro-do-sex-pistols-e-vendido-por-quase-us-20-mil-em-leilao-virtual.htm>.

Downloads

Publicado

2013-07-31