“Vamos fazer um filme”... ou um livro! Um olhar sobre a produção legionária

Autores

  • Tiago José Lemos Monteiro Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis

Palavras-chave:

Cultura dos Fãs. Faroeste Caboclo. Renato Russo. Legião Urbana. Fan fictions.

Resumo

Neste artigo, efetuo uma análise das estratégias textuais utilizadas pelo romance Faroeste Caboclo – o livro, de Jorge de Siqueira. Inspirado pela canção homônima composta por Renato Russo, líder do grupo de rock Legião Urbana, o livro afirma-se como um produto midiático direcionado à vasta comunidade de fãs da banda brasiliense, na medida em que articula diversas referências relacionadas ao universo da Legião Urbana e fornece elementos para que os fãs “testem” sua condição no contato/confronto com os demais membros da comunidade, aqui pensada como uma instância não apenas de consenso, como também de disputa simbólica.

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Biografia do Autor

Tiago José Lemos Monteiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Nilópolis

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, Mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor efetivo do Instituto Federal do Rio de Janeiro, onde é responsável pelo Núcleo de Criação Audiovisual e coordena o curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Linguagens Artísticas, Cultura e Educação.

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Publicado

2013-07-31