“O que aconteceu com o Star Wars que eu conhecia?”: O remix e a cultura participativa como forma de expressão dos fãs
Palavras-chave:
fan films, cultura participativa, Star Wars, GotyeResumo
O presente artigo busca discutir produtos da cultura de fãs tendo como estudo de caso o vídeo “The Star Wars that I used to know”, paródia do hit “Somebody that I used to know”, do músico australiano Gotye. O vídeo articula a lógica dos fan films e coloca em questão a circulação de música e da cultura de fãs na internet, as fronteiras entre produção e consumo e a articulação entre fandoms de música e fandoms de cinema.
Downloads
Referências
AKPINAR, Aynur; WENNERSTRÖM, Martin. Emotional Ownership and the Fan Fiction Community. Department of Business Administration of Lund University School of Economics and Management, 2006.
CURI, Pedro P.. Fan films: da produção caseira a um cinema especializado. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, 2010.
FELINTO, Erick. VIDEOTRASH: o YouTube e a cultura do “spoof” na internet. Galáxia. v. 8, n. 16, 2008.
Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1911/1173>. Acesso em: 19/03/2013.
FISKE, John. The cultutal economy of fandom. In: LEWIS, Lisa A. (org.). The adoring audience: fan culture and popular media, p. 30-49. Londres: Routledge, 1992.
JENKINS, Henry. “Strangers No More, We Sing”: Filking and the science fiction fan community”. In: LEWIS, Lisa A. (org.). The adoring audience: fan culture and popular media, p. 208-233. Londres: Routledge, 1992.
_______________. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.
KLINGER, Barbara. Beyond the Multiplex: cinema, new technologies, and the home. Los Angeles: University of California Press, 2006.
LESSIG, Lawrence. Remix: making art and commerce thrive in the hybrid economy. London: Bloomsbory Academic, 2008. Disponível em: <http://remix.lessig.org/remix.php>. Acesso em: 05/03/2013.
PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na web 2.0. E-Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível em:
<http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/153/154>. Acesso em: 05/03/2013
TUSHNET, Rebecca. “Copyright law, fan practices and the rights of the author”. In: GRAY, Jonathan; SANDVOSS, Cornel & HARRINGTON, C. Lee. Fandom: identities and communities in a mediated world. New York and London: New York University Press, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial, CC BY-NC permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista, sem que o material seja usado para fins comercias.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).