“O que aconteceu com o Star Wars que eu conhecia?”: O remix e a cultura participativa como forma de expressão dos fãs

Autores

  • Lucas Laender Waltenberg Universidade Federal Fluminense
  • Pedro Peixoto Curi Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

fan films, cultura participativa, Star Wars, Gotye

Resumo

O presente artigo busca discutir produtos da cultura de fãs tendo como estudo de caso o vídeo “The Star Wars that I used to know”, paródia do hit “Somebody that I used to know”, do músico australiano Gotye. O vídeo articula a lógica dos fan films e coloca em questão a circulação de música e da cultura de fãs na internet, as fronteiras entre produção e consumo e a articulação entre fandoms de música e fandoms de cinema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucas Laender Waltenberg, Universidade Federal Fluminense

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

Pedro Peixoto Curi, Universidade Federal Fluminense

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense.

Referências

AKPINAR, Aynur; WENNERSTRÖM, Martin. Emotional Ownership and the Fan Fiction Community. Department of Business Administration of Lund University School of Economics and Management, 2006.

CURI, Pedro P.. Fan films: da produção caseira a um cinema especializado. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, 2010.

FELINTO, Erick. VIDEOTRASH: o YouTube e a cultura do “spoof” na internet. Galáxia. v. 8, n. 16, 2008.

Disponível em: <http://revistas.pucsp.br/index.php/galaxia/article/view/1911/1173>. Acesso em: 19/03/2013.

FISKE, John. The cultutal economy of fandom. In: LEWIS, Lisa A. (org.). The adoring audience: fan culture and popular media, p. 30-49. Londres: Routledge, 1992.

JENKINS, Henry. “Strangers No More, We Sing”: Filking and the science fiction fan community”. In: LEWIS, Lisa A. (org.). The adoring audience: fan culture and popular media, p. 208-233. Londres: Routledge, 1992.

_______________. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008.

KLINGER, Barbara. Beyond the Multiplex: cinema, new technologies, and the home. Los Angeles: University of California Press, 2006.

LESSIG, Lawrence. Remix: making art and commerce thrive in the hybrid economy. London: Bloomsbory Academic, 2008. Disponível em: <http://remix.lessig.org/remix.php>. Acesso em: 05/03/2013.

PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na web 2.0. E-Compós (Brasília), v. 9, p. 1-21, 2007. Disponível em:

<http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/viewFile/153/154>. Acesso em: 05/03/2013

TUSHNET, Rebecca. “Copyright law, fan practices and the rights of the author”. In: GRAY, Jonathan; SANDVOSS, Cornel & HARRINGTON, C. Lee. Fandom: identities and communities in a mediated world. New York and London: New York University Press, 2007.

Downloads

Publicado

2013-07-31