Em um relacionamento sério com[igo]. Pensando o amor contemporâneo a partir da relação maquínica do filme Her.

Autores

  • Francine Da Rocha Tavares Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

afeto, técnica, amor, subjetividade, filme Her.

Resumo

O artigo apresenta reflexões acerca das transformações motivadas pelo capitalismo pós-industrialsobre os modos de relacionamentos afetivos atuais. Com enfoque na produção e na distribuição técnicados afetos, o argumento principal abordado no texto é de que a cultura terapêutica tem contribuídofortemente para a construção de um modelo específico de relação afetiva. Marcado por noções de racionalidade,utilitarismo e positividade, o modo como se ama na vida pessoal se apresenta cada vez maiscarregado de elementos do campo econômico/comercial. Além da recapitulação histórica de criação docampo afetivo como objeto de estudo e do cruzamento de perspectivas teóricas que tratam demandaspertinentes ao tema, o artigo oportunamente faz uso de questões apresentadas no filme Her para refletirsobre as relações amorosas no âmbito do regime ininterrupto das conexões digitais contemporâneas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAUDRILLARD, Jean. Simulacros e simulação. São Paulo: Ed. Relógio D’agua:1991.

CRARY, Jonathan. 24/7 - Capitalismo tardio e os fins do sono. Tradução: Joaquim Toledo Jr. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-édipo: capitalismo e esquizofrenia. Lisboa: Assírio & Alvim, 1996.

FREIRE FILHO, João. O poder de si mesmo: jornalismo de autoajuda e a construção da autoestima. Revista Famecos. Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 717-745, setembro/dezembro 2011.

GUATTARI, Felix; ROLNIK, Suely. Micropolítica. Cartografias do Desejo. Petrópolis: Editora Vozes. 1986.

ILLOUZ, Eva. O amor nos tempos do capitalismo. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

LAZZARATO, M.; NEGRI, A. Trabalho Imaterial: formas de vida e produção de subjetividade. 2ª Edição. Rio de Janeiro: Lamparina, 2013.

LONDOM, Jack. O "Mundo Real" vai acabar em 2015. RevistaPegn. Disponível em <http://revistapegn.globo.com/Colunistas/Jack-London/noticia/2014/06/o-mundo-real-vai-acabar-em-2015.html>. Acesso: 12/07/2014.

TUCHERMAN, Ieda. Do modo de existência do universo maquínico. Site Pós-Eco, Disponível em <http://www.pos.eco.ufrj.br/docentes/publicacoes/itucherman_6.pdf>. Acesso: 12/07/2014.

Downloads

Publicado

2015-06-24